segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

CAMARÕES AO CURRY VERDE



O curry é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. Na índia é muito usado uma folha chamada Murraya koenigii ou "árvore-do-caril".


Entre as especiarias utilizadas no preparo do curry estão o pó de açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências de cada familia: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado em várias receitas. Geralmente cada familia tem a sua propria receita. Existem os chamados curry verdes e os vermelhos, que sao respectivamente mistura com predominancia de temperos verdes ou vermelhos. No Brasil voce pode achar os currys prontos em lojas de especiarias ou grandes supermercados. Na receita abaixo utilizei um curry chines verde..

Para duas pessoas

10 camarões VGs limpos
1 colher de sopa bem cheia de curry verde
1 dente de alho
1 cebola media
Azeite
1 pimenta dedo de moça
100ml de creme de leite fresco
Suco de um limão

Em uma frigideira grande, de preferencia uma wok, faça uma emulsão com o curry. Coloque um fio de azeite e doure a cebola bem picadinha com o alho. Quando estiver translucida, adicione o curry e misture bem até dissolver todo o curry. Adicione o creme de leite e misture até que todo creme esteja da cor do curry. Prove e acerte o sal. Piqueo pimenta e junte ao creme. Tempere os camaroes com algumas gotas de sucoo de limão e adicione-os ao creme. Mexa por 3 minutos e desligue o fogo. Sirva com arroz branco ou arroz de coco.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário