terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

NHOQUE DE BATATA SEM GLÚTEN COM RAGU DE PORCINI E FONDUTA DE QUEIJO






A principio essa combinação não parece muito boa mas pode acreditar, a fonduta de queijo com os cogumelos refogados é perfeita! Esse prato, embora seja uma massa, é bem leve e uma opção bem bacana para quem é celiaco ou para quem é vegetariano.  A fonduta  é um tipo de molho de queijo originário da Itália que eu já usei em várias receitas aqui do blog. Confesso que é um dos meus molhos preferidos e combina com quase tudo.
, pais que possui mais de 300 tipos de queijos, cada região com sua especialidade. A fonduta é muito utilizada na culinária pois é simples, fácil de ser feita e super versátil combinando com uma variedade incrível de pratos. Existem várias receitas mas, a base, é feita com o creme de leite, manteiga e um queijo, sempre o de sua preferencia. Na italia prevalece o queijo de cada região, assim encontram-se fondutas de parmeggiano, de gruyere, fontinha, etc... O tipo de fonduta, sabor e consistência são dados pela qualidade do queijo, o tipo e a quantidade utilizada na receita tornado esse molho mais versátil ainda. O creme de leite é utilizado para permitir que o queijo seja derretido lentamente, sempre em fogo bem baixo. A fonduta fica perfeita com pratos de massa e polentas mas também pode ser utilizado em outras preparações.

Ingredientes
Para duas pessoas
300gr  batata
2 ovos
2 xícaras de farinha de arroz (ou o quanto baste, a quantidade pode variar dependendo do tamanho de sua batata e da umidade)
Farinha de arroz para polvilhar
Sal e pimenta do reino a gosto
½ xicara de caldo de legumes caseiro
500 ml de creme de leite fresco
200gr de queijo fontina, Grana padano, parmesão ou outro de sua preferência, ralado bem fininho
3 colheres de sopa de manteiga gelada
Pimenta branca moída na hora
150gr de cogumelos porcino
2 galhos de tomilho
½ xicara de shoyo
2 colheres de sopa de manteiga
½ cebola
2 dentes de alho
Azeite



Descasque as batatas, enrole em papel alumínio e coloque no formo quente a 220º.C por 30 min ou até que estejam macias.  Passe pelo espremedor até obter um purê. Quando estiver fria junte os ovos e misture bem. Junte 1 xícara de farinha de arroz. Misture bem e coloque a massa sobre uma superfície lisa polvilhada com a farinha de arroz. Com o auxilio das mãos verifique se a massa já esta no ponto de ser modelada, se necessário adicione mais farinha de arroz. A massa não deve ser muito firme nem muito mole. Massa muito firme deixa o nhoque pesado para a digestão, massa muito mole, com pouca farinha, se desmancha quando cozida. Corte pedaços de massa e modele, enrole em tiras e corte em cubos. Com o auxilio de uma faca, faça o corte dos nhoques. Reserve e faça o molho. Aqueça o creme de leite em fogo baixo até quase ferver. Junte os queijos e abaixe bem o fogo. Mexa até que os queijos derretam por inteiro. Tempere com a pimenta branca moída na hora. Desligue o fogo e misture a manteiga gelada. Leve para um liquidificador ou mixer e processe. Desligue o fogo e reserve.  Faça os cogumelos. Descasque e pique a cebola e o alho. Limpe os cogumelos e corte em fatias ou pedaços, conforme sua preferencia. Aqueça uma frigideira com 3 colheres de sopa de azeite e junte a cebola picada e o alho, deixe por dois minutos até que a cebola esteja transparente, junte os cogumelos e refogue até que esteja todo envolto no azeite. Por ultimo junte o molho shoyo e as folhas de tomilho. Tempere com pimenta do reino, prove e acerte o sal se for necessario. Deixe no fogo até que o shoyo tenha reduzido. Desligue e reserve. Aqueça uma panela grande com água e sal e quando estiver quente, mas sem ferver, junte porções do nhoque. Espere que subam até a superfície da água e, com o auxilio de uma escumadeira, retire os nhoques e coloque-os sobre uma travessa. Repita a operação até que todos os nhoques estejam cozidos. Distribua o molho no fundo do prato, cubra com uma porção de nhoques e cogumelos e guarneça com queijo parmesão ralado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário