sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

ATUM SELADO COM MOLHO TERIAKY E PURÊ DE COUVE FLOR



Para mim esse purê de couve flor é um dos acompanhamentos mais leves que tem para uma refeição. Ele é perfeito para acompanhar um peixe, frutos do mar ou, até mesmo um frango.
A caloria é bem baixa e fica presente somente no creme de leite, que não é muito, que voce junta para poder bater o purê mas que pode, facilmente, ser substituida por um creme de leite light.

Ingredientes
Para duas pessoas
1 lombo de atum fresco e limpo
1 couve flor média
1 xicara de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
½ limão
Para o molho teriaky
2/3 de xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de saquê mirim
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 dente de alho picado

Faça o molho. Aqueça uma frigideira Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo. Mexa por cerca de 5 minutos até engrossar. Transfira para uma molheira e reserve.

Limpe o lombo de atum retirando toda a carne escura que fica em contato com o sangue. Coloque em uma vasilha e regue com um fio pequeno de azeite e tempere com o suco de limão, pimenta do reino a gosto e o alho picado. Deixe marinar por uns 15 min. Enquanto estiver marinando faça o purê. Lave bem a couve flor e corte em pedaços. Leve para cozinhar em uma panela com água e sal até que esteja macia, cerca de 20min.  Escorra e coloque, aos poucos, no liquidificador para processar. Vá juntando um pouco de creme de leite caso necessário para que possa processar mas não coloque demais para que o pure não fique muito liquido. Quando estiver bem homogeneo desligue e transfira para uma panela pequena.  Tempere com pimenta do reino a gosto e, se quiser, pode juntar um pouco de queijo parmesão ralado. Reserve. Coloque sal no atum somente na hora que for fritar. Aqueça uma frigideira com 2 colheres de sopa de azeite e a manteiga, quando estiver bem quente junte o lombo de atum escorrido e deixe dourar de um lado primeiro, vire e doure do outro. Repita a operação ate que todos os lados estejam dourados, lembre-se que o miolo do lombo de atum deve ficar cru para que o atum não fique muito ressecado. Retire e coloque sobre uma superficie lisa. Com o auxilio de uma faca bem afiada corte as lâminas de atum. Sirva uma porção de purê no fundo do prato e, sobre ele, disponha as fatias de atum e o molho teriaky.




Nenhum comentário:

Postar um comentário