sexta-feira, 14 de julho de 2017

RAVIÓLI DE BRIE E PARMA COM MOLHO FRESCO DE TOMATES




Sou uma apaixonada por massas e, especialmente, apaixonada por raviólis – com exceção daqueles comprados prontos que o recheio não tem gosto de nada e parece uma massa sem sabor. sem que posso faço meus próprios raviólis em casa, recheios variados - dá mais trabalho mas o resultado é incomparável.


Serve até 3 pessoas
Ingredientes
200gr de farinha de trigo
2 ovos frescos
1 colher de sopa de azeite
150gr de presunto de parma
150gr de queijo brie de boa qualidade
1  cebola média
3 tomates italianos bem maduros e firmes
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de extrato de tomate
Folhas de manjericão fresco
½ pimenta dedo de moça
1 colher de sopa rasa de açucar
Queijo parmesão de boa qualidade
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Para fazer a massa do ravioli. Em uma vasilha coloque a farinha. Faça um burraco no centro da farinha e coloque 1 colher de sopa de azeite e os ovos. Com as mãos misture bem até formar uma bola de massa. Se estiver muito seca junte uma colher de sopa de água até que esteja uniforme. Envolva a massa com um filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30min. Monte a maquina de fazer macarrão e polvilhe a superfície com farinha de trigo. Retire a massa da geladeira  e passe a massa na maquina até obter laminas finas. Com o auxilio de um cortador redondo corte discos de massa. Se você possuir uma forma de ravióli é só colocar as laminas de massa sobre a forma para que possa rechea-los. Abra o brie e corte cubos pequenos. Reserve. Pegue um pedaço da fatia de presunto de parma e envolva o cubo de brie de forma que o tamanho seja adquado para ser colocado no disco de massa cortado, ou no tamanho de sua forma. Coloque o brie com parma no disco. Molhe as bordas do disco de massa e disponha outro disco por cima. Pressione as bordas até que estejam fechadas. Repita essa operação até formar todos os raviolis. Reserve. Faça o molho. Lave bem os tomates, corte em quatro pedaços e retire as sementes. Passe os tomates por um ralador de ralo grosso de forma que sobre somente a casca. Reserve. Descasque a cebola e o alho. Passe a cebola pelo ralador de ralo grosso e reserve separado dos tomates. Esprema o alho. Aqueça uma frigideira alto com 2 colheres de sopa de azeite e junte a cebola ralada. Deixe refogar até que esteja transparente e começando a ficar dourada, mas não deixe queimar. Junte o alho e misture bem. Junte os tomates, e 2 ou 3 galhos de manjericão. Abaixe o fogo e junte 50ml de água e o extrato de tomate. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Abra a pimenta dedo de moça, retire os caroços, corte em tiras finas e junte ao molho. Junte o açúcar, misture bem e deixe refogar até reduzir pela metade a água. Prove e acerte o sal e pimenta se for necessário.

Aqueça uma panela grande com água e sal e quando estiver fervendo abaixe o fogo,  junte os raviólis. Deixe cozinhar por 4 minutos e escorra. Junte os raviólis ao molho. Sirva com queijo parmesão ralado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário