segunda-feira, 24 de julho de 2017

BOMBA DE CHOCOLATE OU ÉCLAIR DE CHOCOLATE





Seu nome mais chique é Éclair, que vem do francês e significa relâmpago, parece estranho mas a intenção era dizer que o doce, quando colocado na boca surpreende com o recheio cremoso. Estrutura firme com recheio cremoso. No Brasil popurlamente conhecido como Bomba pode ser encontrado em vários sabores, chocolate, creme de baunilha, doce de leite, etc... as variações são infinitas pela criatividade dos doceiros mas uma coisa é certa, a massa de fora tem que ser firme e crocante e o recheio suave e cremoso, essas são as principais características das bombas.
Sua massa é a base para outros doces famosos: profiteroles, gourgeres, croquembouche, por exemplo, todos vindos da Pâte à Choux, um massa clássica da pastisserie francesa.

Ingredientes
Para a massa da bomba
2 xícaras de leite;
2 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres (sopa) de açúcar;
2 pitadas de sal;
115 g de manteiga.
6 ovos.
Recheio e cobertura
400 g de chocolate meio-amargo;
100 ml de creme de leite;

Comece fazendo a massa das éclairs. Leve o leite, o açúcar, a manteiga e o sal ao fogo, até ferver. Em seguida, acrescente a farinha de trigo e mexa bem até formar uma massa que solta do fundo da panela, lisa. Retire do fogo e coloque em um bowl e aguarde até que esfrie . Junte os ovos e misture bem com o auxilio de uma batedeira até que a massa fique bem lisa e brilhosa. Unte uma forma ou use um tapete de silicone para assar as bombas. Coloque a massa em um saco de confeitar e molde sobre o silicone fazendo linhas de 10 centímetros com a massa e separe uma da outra com uma diferença de dois dedos, pois elas crescem um pouco durante o tempo no forno.  Asse as bombas em forno preaquecido a 150°C (ou na menor temperatura de forno), por 10 minutos, até que cresça um pouco e doure a superfície levemente. Retire do forno e espere esfriar. O recheio deve ser colocado frio para que não “ sue” e molho a massa deixando-a mole. Façã o recheio enquanto a massa esfria.
Derreta o chocolate e o creme de leite em banho-maria misturando bem até obter um creme liso. Deixe esfriar um pouco.
Quando as bombas estiverem frias, corte-as ao meio e recheie com o creme de chocolate. Voce também pode usar um outro método de recheio, faça um buraquinho embaixo de cada uma e, com uma bisnaga de confeiteiro, coloque o recheio até que chegue do outro lado. Cubra as bombas com uma camada do chocolate para fazer o acabamento.







Um comentário: