segunda-feira, 5 de junho de 2017

GELEIA DE TANGERINA





Geleia de frutas cítricas são as minhas preferidas – tangerina e laranja as melhores no topo de lista mas sempre achei difícil conseguir faze-las. Acho que perdi algumas panelas de geleia que tive que jogar fora porque o amargor era muito forte. Faz um tempo que venho de olho em fazer uma geleia de tangerina e agora que chegou a época da fruta comecei a fazer meus testes novamente. A primeira tentativa foi toda para o lixo. Rsrsrsrsrsrs
Resolvi então fazer uma pesquisa um pouco mais extensa sobre esse tipo de geleia e fiz a principal descoberta – a mais importante, é que não é todo tipo de tangerina que fica boa em geleia.  Na verdade são apenas dois tipos os mais indicados – a tangerina MURGOTE ou a tangerina importada, conhecida como Clementina. Ambas espécies são as tangerinas de casca bem fina. Não tente fazer com qualquer outro tipo pois a geleia ficará amarga – foi o que aconteceu comigo!  Outra dica importante é manter os caroços da tangerina durante o cozimento, é ele que possui a pectina necessária para engrossar e dar o ponto da geleia.

Ingredientes:
1 kg de tangerina MURGOTE
900 kg de açúcar
1 colherzinha de café de bicarbonato de sódio
suco de 1 laranja

Lave bem as tangerinas esfregando bastante as cascas pois serão usadas na receita. Descasque as tangerinas tentando não quebrar muito a casca em pedaços pequenos. Separe. Com o auxilio de uma faca de serrinha faça uma limpeza nas cascas. Coloque a casca com a parte branca virada para cima e passe a faca serrilhada para retirar o excesso da pele branca. Repita essa operação em todas as cascas – essa é a parte mais chata e trabalhosa da geleia mas vale a pena. Corte a casca em tiras bem finas e coloque em uma panela com água e leve ao fogo até ferver. Escorra e reserve.
Pegue a tangerina e abra os gomos retirando o excesso da pele branca que fica no centro. Corte os gomos ao meio e retire os caroços separando-os. Coloque os caroços em um pedaços de gaze que possa ir ao fogo.
Coloque  a tangerina cortada, e as cascas em tiras, em uma panela grande e funda. É importante que a panela seja alta para que não pule geleia para fora quando começar a ferver. Coloque a água e o bicarbonato e misture até dissolver. Leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e junte o açúcar, mexa bem até que todo o açúcar esteja derretido. Volte ao fogo até começar a ferver novamente, abaixe o fogo para baixo e cozinhe mexendo de vez em quando, em intervalos pequenos. Cozinhe, mexendo sempre, até dar o ponto de geleia  - lembre-se que quando esfriar a geleia ficará com consistência mais firme que na panela. Quando estiver quase no ponto desejado adicione o suco da laranja e volte ao fogo até dar o ponto novamente.
Despeje a geleia ainda quente em vidros esterilizados. Feche bem com as tampas também esterilizadas e vire os vidros de cabeça pra baixo. Deixe nessa posição até esfriar, assim se criará o vácuo que ajudará a preservar sua geleia por mais tempo. Lembre-se que depois de aberta, a geleia deve ser guardada na geladeira. Fechada ela dura por até seis meses no armário. Essa receita rende de 8 a 10 vidrinhos de 240ml.




Nenhum comentário:

Postar um comentário