quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

TARTAR DE PUPUNHA COM MANGA E AZEITE TRUFADO


Durante o Rio Gastronomia 2016, que foi realizado aqui no Rio de Janeiro em Novembro, tive a oportunidade de assistir uma demonstração com o chef  francês Roland Villard no auditório do Senac. Na verdade a aula era uma apresentação conjunta do Roland Villard com seus pupilos, os chefs  Ricardo Lapeyre, Paula Prandini, Pablo Ferreyra e Elias Schramm. Nessa apresentação eles contaram historias do passado quando trabalhavam juntos e mostraram 4 pratos que foram sucesso do restaurante Le Pre Catelan, onde aprenderam com o chef francês.
A demonstração incluía, ainda, a degustação de dois pratos, entre eles esse tartar que foi realizado pelo chef Pablo Ferreyra. Eu adorei a combinação e, principalmente, a leveza do prato. Na versão original, mostrada por ele, incluía uma maionese de pimenta chiplotte e uma redução de tangerina. Infelizmente o tempo da demonstração era pequeno e foram mostrados apenas os passos principais. A redução de tangerina, por exemplo, não foi mostrada. Fiz a minha versão do que entendi da demonstração e adorei o resultado que passo aqui para vocês. Espero que também gostem!


Ingredientes
Para duas pessoas
½ pratinho de palmito pupunha
1 tomate maduro porem firme
1 cebola roxa
1 manga madura
½ maço de ceboulette
2 colher de sopa de molha de ostra
2 colher de sopa de mostarda dijon
Sal e pimenta do reino
1 colher de sopa de Azeite de trufas

Corte o palmito pupunha em cubos pequenos e reserve. Lave bem o tomate, retire as sementes e corte em cubos do mesmo tamanho do pupunha. Reserve. Faça o mesmo com a manga, corte, retire a casca e corte em cubos do mesmo tamanho. Reserve. Retire a casca da cebola e corte em cubos do mesmo tamanho. Em uma vasilha misture o pupunha, a cebola, a manga e o tomate. Em outro recipiente junte o molho de ostra, a mostarda e o azeite de trufas. Misture bem, prove e acerte o sal. Tempere com pimenta. Misture o molho nos demais ingredientes e deixe marinar por 15 minutos e sirva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário