quinta-feira, 30 de junho de 2016

RAVIOLI DE QUEIJO COM ESPINAFRE E MOLHO DE LIMÃO SICILIANO








Essa receita de ravioli é super leve e ideal para ser servida a noite pois é de fácil digestão. Eu adoro limão e esse é um dos meus molhos preferidos. Fica super gostoso com esse recheio mas é perfeito também quando se usa frutos do mar.

Para 2 pessoas
Ingredientes
200gr de farinha de trigo
2 ovos frescos
1 ½ xicara de ricota fresca
1 xicara de espinafre cozido e escorrido
½ cebola em cubinhos pequenos
1 dente de alho
300ml de creme de leite fresco
1 xicara de queijo parmesão ralado fresco de boa qualidade
½ limão siciliano
Raspas de casca de limão siciliano
Azeite
Noz moscada
Sal a gosto
Pimenta do reino branca a gosto

Para fazer a massa do ravioli. Em uma vasilha coloque a farinha e junte os ovos e com as mãos misture bem até formar uma bola de massa. Se estiver muito seca junte uma colher de sopa de água até que esteja uniforme. Monte a maquina de fazer macarrão e passe a massa até obter laminas finas. Com o auxilio de um cortador redondo corte os discos de massa. Faça o recheio. Em uma vasilha coloque a ricota e amasse bem com um garfo até que esteja toda desmanchada. Pegue o espinafre e bata com uma faca até que esteja todo bem picado. Junte o espinafre na ricota e tempere com pimenta do reino a gosto, sal e noz moscada. Misture bem até obter um creme consistente. Sobre um disco coloque uma porção de recheio,  molhe as bordas do disco de massa e disponha outro disco por cima. Pressione as bordas até que estejam fechadas. Repita essa operação até formar todos os raviolis. Reserve. Faça o molho. Em uma frigideira coloque 2 colheres de sopa de azeite e, quando aquecido, junte a cebola picada. Deixe refogar por alguns minutos até que esteja transparente, junte o alho picado e refogue por mais um minuto. Junte o creme de leite e deixe aquecer. Tempere com sal e pimenta do reino. Junte o suco de limão e o queijo parmesão ralado. Misture bem, prove e acerte o sal se necessário.
Reserve. Aqueça uma panela grande com água e sal e quando estiver fervendo junte os raviolis. Deixe cozinhar por 4 minutos e escorra. Junte os raviolis ao molho. Coloque uma porção de raviolis por prato, polvilhe raspas de limão siciliano e sirva com queijo parmesão ralado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário