quarta-feira, 3 de setembro de 2014

POLVO A LAGAREIRO



Receitinha portuguesa fácil e gostosa.


Ingredientes
1 polvo de aproximadamente 1kg
4 dentes de alho
1 folha de louro
2 cebolas grandes
1 ramo de salsa
1 ramo de coentro
Azeite
Pimenta do reino a gosto
Batatinhas para assar (quantidade a gosto)
50gr de azeitonas pretas chilenas
100 ml de vinho branco

Modo de Preparo

Limpe e lave o polvo e coloque-o em uma panela de pressão junto com uma folha de louro, grãos de pimenta do reino e uma cebola. Cubra com um pouco de água. Leve ao fogo alto ate que a panela comece a apitar, diminua o fogo e deixe por mais 40 minutos. Retire a pressão da panela. Eu costumo retirar a pele do polvo que fica bem facil de sair em baixo da água corrente. Junto com a água saem as ventanas dos tenteculos.

Em uma panela com agua e sal coloque as batatas descascadas para cozinhar em pedaços. Retire da água quando estiverem cozidas porem firmes.

Quando o polvo estiver cozido, corte-o em pedaços e disponha em um refratário com os dentes de alho esmagados, as batatas cozidas, a cebola em fatias, 1 folha de louro, a salsa e o coentros picados grosseiramente e o vinho. Regue com azeite. Leve ao forno durante 30 minutos. Sirva acompanhado de arroz ou apenas com as batatas.

 Veja outras receitas de Polvo
Polvo com Batatas
Arroz de Polvo
Salada de Polvo

2 comentários:

  1. Adoro polvo à lagareiro, ficou muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa nós também adoramos essa receita, alias as receitas portuguesas são sempre um sucesso aqui em casa. Maravilhosas.

      Excluir