sexta-feira, 15 de agosto de 2014

LINZER TORTE DE LARANJA



Adoro essa torta, a massa leva amendoas e avelas e, por isso mesmo, fica maravilhosa. Como é mais dificil ter avelãs na minha geladeira, fiz a massa somente com amendoas. Normalmente utilizo geleia normal nessa torta porem, dessa vez, somente encontrei geleia de laranja sem açucar e, no final, achei que o resultado ficou ótimo porque a torta não ficou muito doce, trazendo um pouco mais de leveza a receita. Já postei aqui, receita da mesma torta com geléia de frutas vermelhas.


Ingredientes
1 ½ xícara (210 gramas) amêndoas
1 ½ xícaras (195 gramas) de farinha de trigo
2/3 xícara (135 gramas) de açúcar granulado branco
Raspas de um limão (a casca amarela exterior da limão que contem o sabor da fruta e perfume)
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de cravo em pó
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
14 colheres de sopa (195 gramas) de manteiga sem sal fria, cortada em pedaços
2 grandes (40 gramas) gema de ovo
1 colher de chá de extrato de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
1 vidro de geléia de laranja sem açucar

Pré-aqueça o forno a 177 C. Coloque as amêndoas em uma assadeira e asse por cerca de 8 - 10 minutos ou até que doure e perfumada. Retire do forno e coloque sobre grade para esfriar. Uma vez que as amêndoas tenham esfriado, coloque em um processador de alimentos e processe, juntamente com 1 / 2 xícara de farinha, até que finamente moído. Adicionar a farinha restante, o açúcar, as raspas de limão, canela em pó, cravo em pó, sal e fermento e processe até uniformemente combinados. Adicione a manteiga e pulse até a mistura se parece com migalhas finas. Adicione as 2 gemas de ovo e a baunilha e pulse até que a massa começe a se unir.

Faça uma bola com a massa e depois divida em dois pedaços, um, um pouco maior que o outro. Enrole a menor bola de massa em filme plástico e leve à geladeira por cerca de uma hora, ou até ficar firme o suficiente para enrolar. Pegue a maior bola de massa e pressione-o para o fundo e as laterais de uma forma (23-25 cm). Leve a geladeira por uns 15 min e depois ao forno pre-aquecido para firmar a massa. Cerca de 10 min. Espalhe a geleia sobre a parte inferior da crosta. Cubra com filme plástico e coloque na geladeira. Retire a bola que estava na geladeira com o filme plastico e abra-a entre duas folhas de papel manteiga. Com o auxilio de um cortador de pizza ou proprio, corte tiras para forrar a parte de cima da torta. Coloque as tiras de massa sobre uma folha de papel manteiga, cubra com filme plástico e coloque na geladeira por cerca de 10 minutos. Transfira gentilmente as tiras de massa para cima da torta. Apare as bordas das tiras para ajustar a forma. Asse a torta no forno por cerca de 30-35 minutos ou até que a massa esteja dourada. Deixe a torta esfriar sobre uma gradinha antes de desenformar. Cubra com pouco de açucar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário