quinta-feira, 27 de junho de 2013

DAMASCOS COM CREAM CHEESE E PISTACHES




Adoro damasco, é uma pena que a fruta fresca seja tão cara aqui no Brasil, mas me contento em compra-los secos já que não tenho muita saída. Gosto de usa-los tanto para doces quanto para acompanhar alguns pratos salgados. Essa entradinha é bem simples mas, além de ser super gostosa, é de um visual incrível. Um prato cheio de damascos recheados é de encher a boca.

100 gr de damascos secos doces
1 caixinha de 200gr de cream cheese Philadelphia
100gr de pistaches sem cascas

Com o auxilio de uma faca afiada faça um corte na lateral dos damascos sem corta-los totalmente, ou seja, sem separar as duas metades totalmente. Pegue uma porção de cream cheese e coloque dentro de cada damasco. Passe os pistaches pelo processador ou por um pilão de forma que as sementes fiquem quebradas sem virar farinha. Coloque os pistaches triturados em um prato e passe as laterais dos damascos onde esta o cream cheese pelos pistaches. Arrume em uma travessa bonita e sirva como entrada.
 



domingo, 23 de junho de 2013

MORANGOS COBERTOS COM CHOCOLATE


O inverno chegou e é época dos morangos. Grandes, vermelhos e bem doces. Quer combinação melhor que com chocolate?!! Sejam cobertos como os da foto, sejam em caldas, como recheio ou acompanhamento, essa é para mim a melhor combinação possível. Você pode cobri-los com chocolate puro ou com ganache. Estes da foto estão cobertos por ganache de chocolate meio amargo - meu preferido.

1 caixa de morangos
200 gr de chocolate amargo puro de boa qualidade
100gr de creme de leite fresco

Lave bem os morangos e seque-os. Corte o chocolate em pedaços pequenos para que derretam mais facilmente. coloque os pedaços em um pirex e leve ao fogo em banho maria até que esteja todo derretido. Acrescente o creme de leite e mexa bem ate que esteja bem emulsionado. Passe os morangos um a um pela ganache de chocolate e coloque-os sobre um tabuleiro forrado de papel manteiga para endurecerem. Leve a geladeira por 1 hora.


quarta-feira, 19 de junho de 2013

TORTA FOLHADA DE ASPARGOS



Essa receita é do Jaime Oliver de um programa bem antigo que esta reprisando na Sky. A receita é simples e bem gostosa. Fica ótima para acompanhar um boa salada. A massa folhada dessa receita eu costumo comprar da marca arosa que é encontrada em bons supermercados. Já dei varias receitas com ela. A massa é encontrada em dois formatos, a que já vem aberta (que foi usada nessa receita por ser bem mais pratica) e a que vem para ser aberta em casa.

1 pacote de massa folhada
1 pacote de aspargos frescos
3 batatas inglesas
200 gr de queijo gruyere
100 gr de creme de leite
1 dente de alho
Noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
Manteiga

Lave bem os aspargos e retire a parte de baixo do caule que é mais dura. Coloque-os em uma panela com agua quente e deixe cozinhar por alguns minutos até que estejam macios. Não deixe passar demais no cozimento pois podem ficar escuro. Retire os aspargos do fogo e coloque-os imediatamente em uma vasilha com água gelada. Cozinhe as batatas em uma panela com água quente e sal. Quando estiverem macias passe por um espremedor e coloque em uma panela. Adicione o queijo gruyere ralado. Tempere com noz moscada e pimenta e acerte o sal se for necessário. Leve ao fogo brando e acrescente o creme de leite mexendo sempre até que a mistura esteja bem homogênea e lisa. Pegue um pirex ou forma de laterais removíveis e unte com um pouco de manteiga e farinha. Abra a massa forrando toda a forma em duas camadas. Adicione o purê de batatas na massa e alise a superfície com o auxilio de uma colher para fique uniforme e bem lisa. Pegue os aspargos cozidos e disponha-os sobre o purê de batatas alternando o sentido de cada um. Faça uma leve pressão para que os aspargos afundem a metade para dentro do purê. Com o auxilio de um pincel passe azeite em todos os aspargos para que não queimem quando for ao forno. Leve a forma ao forno pré-aquecido ate que a massa esteja dourada. Desinforme e sirva quente.



domingo, 16 de junho de 2013

RAVIOLI DI GEMA



Já faz algum tempo que venho querendo testar essa receita. A primeira vez que a vi foi em uma reportagem sobre o chef Roberto Ravioli na televisão. É uma massa fresca recheada com ricota e espinafre mas o principal desse prato é que dentro desse recheio vai um ovo mole e quando você corta o ravióli o ovo explode dentro da massa se espalhando pelo prato. O segredo esta em fazer a massa caseira para garantir a leveza e garantir que a massa não será cozida por muito tempo de forma a não cozinhar demais o ovo. Já descrevi aqui no Blog algumas dicas para se fazer ovo com formas diferentes de cozimento. Veja as dicas.

Para duas pessoas
200 gr de farinha de boa qualidade
2 ovos
Água
2 colheres de sopa de óleo
200gr de ricota fresca
1 maço de espinafre fresco
Ovos para o recheio – essa quantidade vai depender da quantidade de raviólis que você deseja fazer. Eu, pessoalmente, para esse tipo de ravióli prefiro fazer tamanhos de médio para grande de forma que sejam servidor no máximo duas unidades por pessoa.
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada
Queijo parmesão ralado
Folhas de salvia
Amêndoas torradas

Em uma vasilha coloque a farinha, o óleo e dois ovos. Misture a massa do centro para as pontas adicionando aos poucos agua até obter a consistência em que possa trabalhar a massa com as mãos. Ela deve ficar consistente e não grudenta. Deixe descansar por uns 10 minutas coberta com um pano e depois abra com o auxilio de uma maquina de macarrão. Abra laminas de massa e utilize um cilindro para cortar os círculos de massa que serão recheados. Aconselho utilizar um corte maior para que o recheio e o ovo não saiam pela lateral do ravióli. Corte a massa em círculos na quantidade que você deseja. Lembre-se que para cada ravióli serão utilizados dois círculos. Em uma panela coloque as folhas lavadas do espinafre e cubra com agua e sal. Leve ao fogo até que esteja cozida. Escorra bem e com o auxilio de uma faca pique as folhas. Em uma vasilha coloque a ricota e com o garfo esprema até obter um creme. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Adicione uma porção de espinafre a ricota e misture bem. Vá adicionando até obter a quantidade desejada de espinafre. Reserve. Pegue um circulo de massa e disponha uma quantidade de ricota com espinafre no centro. No centro da ricota faça uma depressão como se fosse um pequeno lago. Dentro dessa depressão coloque cuidadosamente um ovo cru. Passe agua ou clara de ovo nas bordas da massa e cubra-a com outro circulo de massa. Com um garfo ou com os dedos pressione as bordas bem para que o recheio não escape quando for cozido. Repita a operação com os outros círculos até obter a quantidade de raviólis desejada. Aqueça uma panela grande com agua e sal e quando estiver fervendo diminua o fogo. Cuidadosamente adicione os raviólis na agua e deixe cozinhar por 3 minutos. Não coloque raviólis demais para que eles não se misturem e estourem o ovo. Com o auxilio de uma escumadeira retire os raviólis do fogo e escorra bem a água. Derreta a manteiga clarificada até que fique um pouco marrom, coloque as folhas de salvia e algumas amêndoas. Coloque um fio dessa manteiga no fundo do prato, disponha os raviólis e cubra com uma porção generosa de manteiga com salvia e amêndoas. Sirva com queijo parmesão ralado e torradas.



quinta-feira, 13 de junho de 2013

CREME DE MILHO VERDE



Essa não é uma sopa muito popular no Rio de Janeiro, acho que é mais consumida em Minas Gerais e no Nordeste. É ótima para quem é fã de milho verde. O ideal é faze-la com milho fresco.

4 espigas de milho verde frescas
1 cebola grande
2 dentes de alho
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada
Manteiga
Azeite
50 gr de bacon
200ml de creme de leite fresco
Queijo parmesão ralado
800ml  de caldo de frango

Lave bem as espigas de milho retirando todo o cabelo que fica preso entre os grãos. Apoie as espigas sobre uma tábua de corte e com o auxilio de uma faca grande corte os grãos da espiga. Repita essa operação com todas as espigas e reserve os grãos. Corte o bacon em cubinhos e coloque em uma panela para dourar. Quando estiverem dourados retire-os da panela e reserve. Aproveite a panela onde foi fritado o bacon e adicione a cebola picada e o alho. Deixe refogar ate que a cebola esteja levemente dourada. Se for preciso adicione um fio de azeite. Adicione os grãos de milho e deixe refogar por mais alguns minutos. Acrescente o caldo de frango, tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo baixo. Retire do fogo e passe pelo liquidificador ou um processador. Se desejar uma sopa mais fina,  passe pela peneira também antes de retornar o creme para a panela. Acrescente o creme de leite, metade dos cubos de bacon e verifique se é preciso acertar o sal. Sirva quente com queijo parmesão ralado e uma porção de cubinhos de bacon por cima.


segunda-feira, 10 de junho de 2013

SALADA DE FOLHAS COM RADICCHIO E MELANCIA



Salada sempre é bom como entrada de um almoço ou jantar, ou até mesmo como um prato leve para o verão. Acho que um dos itens fundamentais para fazer uma boa salada é o molho e os temperos que darão aquele sabor diferenciado e especial.

1 maço de alface crespa
1 maço de rúcula
1 maço de radicchio
100gr de melancia
50gr de castanhas do caju
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
Vinagre balsâmico
1 colher de chá de mostarda dijon

Lave bem todas as folhas e retire a parte de baixo do caule deixando somente a parte das folhas mais vivas. Se possível passe as folhas pela centrifuga para retirar todo o excesso de água. Reserve. Pegue um boleador e faça bolinhas com a melancia retirando os caroços que eventualmente estejam nas bolas. Coloque o azeite, o vinagre balsâmico, a mostarda, o sal e a pimenta do reino em uma vasilha e misture bem até que todos os ingredientes estejam bem emulsionados. Arrume as folhas em uma travessa e disponha as bolinhas de melancia e as castanhas do caju espalhadas sobre o prato. Na hora de servir regue tudo com o molho. Se desejar pode adicionar alguns pedaços de queijo gorgonzola nessa salada.