sexta-feira, 17 de maio de 2013

ALMÔNDEGAS COM MOLHO DE JABUTICABA E ARROZ DE LENTILHAS




Essa receita é do programa da Carla Pernanbuco, o Brasil no Prato. Quando vi a receita na televisão achei que era gostoso, tinha cara de coisa boa e não errei. Gostei bastante da receita so demorei a faze-la porque não estava achando jabuticaba para comprar. Vale experimentar. A combinação com arroz de lentilha com cebola caramelizada fica perfeita.

Para a almôndega:
Coxão mole moído 2 vezes
300gr de pão de forma com casca, molhado em água e espremido (2 fatias)
1 ovo batido
Sal, a gosto
Pimenta-da-jamaica, a gosto
Óleo para fritar
Calda de jabuticaba
400 gr de Jabuticabas
150gr de Açúcar
Suco de 1 limão
Para o molho
½ Cebola picada
Água fervendo
Sal e pimenta síria a gosto
Suco de ½ limão
Salsinha picada para decorar
Pinholes fritos para decorar, ¼ xícara
Para o arroz de lentilhas
1 xicara de arroz branco pronto
1 xicara de lentilhas
2 cebolas grandes
1 colher de sopa rasa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de manteiga
azeite

Para a almôndega:Misture bem a carne, o pão espremido, o ovo e os temperos. Forme bolinhas do tamanho de um tomate-cereja. Em uma frigideira, frite as almôndegas em óleo quente, escorra em papel absorvente e reserve.
Para a calda:
Leve o açúcar e a jabuticaba sem o caroço ao fogo. Quando começar a virar uma calda escura, adicione o limão e cozinhe até engrossar, mas não deixe que vire uma geleia. Reserve.
Para o molho
No óleo que restou da fritura das almôndegas, acrescente a cebola, junte as almôndegas e a calda de jabuticaba. Despeje água fervendo até cobrir a almôndega. Tempere com sal e pimenta-da-jamaica. Mexa delicadamente. Quando ferver, junte o suco de limão e corrija o tempero se necessário. Deixe cozinhar até o molho ficar levemente grosso.
Sirva decorando com pinholes e salsinha.
Para o arroz de lentilhas
Em uma panela cozinhe as lentilhas com água e sal. Quando estiverem macias mas firmes, escorra e reserve. descasque as cebolas e passe-as por um mandolim para obter fatias bem finas. Aqueça uma frigideira grande com a manteiga e o azeite. Adicione as fatias de cebola e mexa bem, deixe refogar ate perder um pouco da água. Polvilhe o açúcar mascavo e mexa bem, deixe dourar mexendo sempre. Misture a lentilha com o arroz branco e sirva com uma porção de cebolas caramelizadas por cima. Acompanha as almôndegas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário