segunda-feira, 5 de novembro de 2012

BUCATINI COM GORGONZOLA E FIGOS CARAMELADOS NO BALSÂMICO


Receita que se repete com outra leitura na apresentação. Já fiz essa combinação de figos caramelados com gorgonzola mais de uma vez em versões diferentes. Essa é mais uma. Para mim é a combinação é perfeita. Ou faço com o gorgonzola ou com presunto de parma.
Ficou bom demais e super fácil de fazer. É um prato que impressiona se você quiser fazer bonito para alguém. Aproveite que esta na época do figo e divirta-se. Amei esse almoço. Veja outra versao aqui.
Quantidades para 2 pessoas
200 gr de Espaguete
100 gr de queijo gorgonzola
1 vidro de creme de leite fresco
Manteiga
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
½ copo de vinho branco
½ tablete de caldo de frango
2 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de aceto balsâmico
4 figos frescos

Em uma panela coloque o espaguete para cozinhar em agua fervente com sal. Em paralelo vá preparando o molho de gorgonzola. Em uma panela de fundo antiaderente coloque uma colher de sopa de manteiga e o gorgonzola em pedaços pequenos. Mexa bem para derreter o queijo mas não deixe queimar, se for preciso coloque um pouco de vinho para não deixar que grude no fundo da panela. Adicione o vinho e o caldo de frango, mexa bem até dissolver o caldo no vinho. Deixe evaporar por alguns minutos e acrescente o creme de leite. Reserve. Lave bem os figos e corte os cabos. Corte cada figo ao meio e reserve. Em uma frigideira coloque duas colheres rasas de manteiga e coloque os figos para grelhar. Adicione as colheres de açúcar e deixe que caramelizem por alguns minutos, por fim coloque o aceto balsâmico e mexa até dissolver todo o caramelo que havia formado na frigideira. Reserve. Escorra a massa e sirva acompanhada do molho de gorgonzola e dos figos caramelados. Se desejar adicione parmesão ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário