sexta-feira, 13 de abril de 2012

MOQUEQUINHA DE CAMARÃO


A moqueca é um prato típico brasileiro que consiste em um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos. Existem algumas variações regionais como a adição do azeite de dendê no nordeste ou do leite de coco em algumas regiões. A moqueca capixaba é bem conhecida por ser mais leve, não possui o azeite de dendê, nem o leite de coco e é feita nas tradicionais panelas de barro de origem dessa região.
De origem indígena, e originalmente feita numa grelha de varas ou ainda apenas folhas de árvores cobertas por cinzas quentes (o que era chamado moquém).
Em algumas regiões é acrescentado a panela da moqueca alguns legumes como batata ou aipim mas eu prefiro uma a moqueca feita somente com frutos do mar, ou apenas com peixe. Gosto de acrescentar o leite de coco como a moqueca baiana mas sem o azeite de dendê.
Essa foi feita somente com camarões.

½ kg de camarões médios limpos
1 maço de coentro
1 maço de cebolinha verde
1 cebola média
2 dentes de alho
2 tomates
1 pimentão pequeno
Pimenta malagueta
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
Limão
½ vidro de leite de coco

Limpe e lave bem os camarões e tempere com gotas de limão, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve. Soque o alho, três rodelas de cebola e sal. Esfregue no fundo da panela de barro um pouco de azeite e adicione à panela a massa obtida no socador, passando-a no seu fundo. Corte rodelas de cebola e tomate e pimentão e arrume na panela em camadas alternadas. Regue com azeite e leve ao fogo baixo. Quando os temperos começarem a sorar e tiver um caldo na panela acrescente os camarões e tampe. Corte o resto do coentro, da cebolinha verde e adicione na panela. Deixe por uns cinco minutos e acrescente o leite de coco. Tampe novamente e deixe por mais 10 minutos ate que os camarões estejam cozidos. Sirva com arroz branco, farofa ou pirão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário