sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CRESPELLE DE PÊRA


Vi essa receita em uma entrevista do chef Roberto Ravioli e achei que era fácil de fazer, mas me surpreendi um pouco na minha primeira tentativa. É fácil mesmo, mas você tem que ter alguns cuidados para não perder o tempo correto do cozimento da massa que precisa estar ainda úmida para “prender” as finas fatias de pêra. A receita original é com maça mas eu preferi fazer com peras. É uma receita simples, fácil e muito gostosa que fica bem interessante para uma sobremesa.

200 ml de leite integral
1 ovo
30 ml de azeite
70 g de farinha de trigo
Sorvete de creme
2 peras maduras descascadas (retire o miolo), cortadas ao meio e fatiadas em lâminas finas.
4 colheres de sobremesa de açúcar
50 g de manteiga
Bata no liquidificador o leite, os ovos, o azeite e a farinha. Reserve. Corte a casca das peras e retire o caroço. Corte fatias bem finas. Eu utilizei um mandolim. Reserve. Unte uma frigideira com manteiga e leve ao fogo brando. Quando estiver quente, acrescente massa suficiente apenas para recobrir o fundo da frigideira, retire do fogo, e distribua as lâminas de pêra, intercalando uma na outra formando um espiral. É nesse momento que é bom a massa estar ainda um pouco úmida que vai ajudar a fixar as laminas de pêra na massa. Leve ao fogo novamente e deixe dourar a massa. Após, vire a parte que está com a pêra para dourar por 5 minutos. Também é necessário ter alguma habilidade para não deixar as fatias caírem ou dobrarem estragando todo o crepe. Também fique de olho para as fatias não grudarem no fundo da frigideira. Polvilhe o açúcar (1 colher de sobremesa) na frigideira, coloque a crepe com a parte da pera para baixo. Leve ao fogo e deixe caramelar, vire novamente. Não deixe tempo demais que o açúcar pode agarrar. Sirva em pratos individuais com o sorvete. É por todos esses detalhes que eu comentei que a receita é fácil mas tem que ter atenção e cuidado na hora no preparo.

Um comentário:

  1. Sandra que saudades! amei o seu telefonema no natal. Uma pena não receber mais seus mails. não sei o que acontece!!!!! mas sempre penso em voce com carinho. um grande beijo
    prima bebel

    ResponderExcluir