terça-feira, 29 de novembro de 2011

ROLINHOS DE FRUTAS COM CHOCOLATE

Esse foi um destino certeiro para alguns damascos e passas, brancas e pretas, que estavam na minha geladeira. A idéia começou em fazer um crepe de banana frita, mas como só tinha uma única banana em casa, acabei acrescentando essas frutas na frigideira e dando um toque final com o chocolate. Não preciso nem dizer que ficou muito bom. Fácil, rápido e gostoso. Quer mais??!!!

100 ml de leite
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 banana
Damascos
Passas (brancas e pretas)
Açúcar
Canela
½ copo de licor 43
Chocolate em pó
Raspas de chocolate meio amargo

Faça a massa do crepe. No liquidificador coloque o leite, o ovo e a farinha. Bata até ficar homogêneo. Em uma frigideira coloque a manteiga. Descasque e corte a banana em fatias. Coloque a banana para fritar e quando estiver dourada acrescente as passas e os damascos cortados em pedaços pequenos. Adicione um pouco de açúcar a gosto para caramelar. Deixe dourar um pouco e acrescente o licor. Flambe. Deixe no fogo mais alguns minutos ate que reduza um pouco os líquidos. Desligue e polvilhe canela a gosto.
Em outra frigideira faça os crepes bem finos. Coloque uma porção da mistura de frutas na ponta de cada crepe e enrole. Corte os rolinhos em três pedaços e distribua no prato. Polvilhe com o chocolate em pó e enfeite com as raspas de chocolate meio amargo.




sexta-feira, 25 de novembro de 2011

TOMATES ASSADOS

Eu diria que o tomate é a minha fruta preferida, mas prefiro colocá-lo em uma categoria distinta. Coloquialmente considerado legume, essa fruta tem como companheiras a berinjelas, as pimentas e os pimentões, todos frutos embora sejam mais conhecidos como legumes. Normalmente associado à cozinha Italiana o tomate tem origem nas civilizações incas e maias antes de chegar ao continente Europeu, que inicialmente o renegava por associá-lo a um fruto venenoso. Quando chegou à Itália logo o chamaram de pomo d'oro (pomo de ouro). Tornou-se anos depois um dos principais ingredientes da culinária mediterrânea. Ele é rico em licopeno e em vitaminas do complexo A e complexo B. Com espécies e cores variadas, indo do verde ao quase preto, no Brasil são bem restritas as opções dispostas nos supermercados. Além de tudo isso, essa frutinha deliciosa possui aproximadamente apenas 14 calorias em 100 gr de fruto.
Tomates médios bem maduros
Alcaparras
Azeitonas pretas
Fatias de pão adormecido ou de pão de forma (eu usei pão de forma integral)
Folhas de majericao
Queijo parmesão ou gruyere
Sal, pimenta do reino a gosto
Azeite

Lave bem os tomates e retire o miolo com as sementes. Em uma vasilha misture migalhas de pão, as azeitonas, as alcaparras, os pedacinhos do proprio tomate que sairam do miolo (sem as sementes). Tempere com azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Pique as folhas de majericão e junte aos ingredientes. Voce pode adicionar aliche se gostar que tambem fica muito bom. Eu não usei porque não tinha em casa. Recheie os tomates. Em um tabuleiro coloque um pedaço de papel de aluminio e disponha os tomates dentro. Regue com um fio de azeite para que não agarrem no fundo do papel. Feche o papel como se fosse um envelope e leve ao forno por 20 minutos. Retire do forno e bra os envelopes. Rale o queijo sobre os tomates e retorne ao forno com os evelopes abertos para gratinar.
Sirva acompanhado de torradas de pão arabe ou de torradas com ervas.





segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PETIT GATEAU

Logo que o petit gateau apareceu aqui no Brasil o Olivier Anquier passou uma receita no programa dele que dava super certo. Virou moda e fazíamos petit Gateau a todo momento até que eu enjoei. Não queria mais saber, não conseguia mais comer. Nunca mais fiz, isso tem um bom tempo. Semana passada minha filha pediu que eu fizesse porque ela estava com saudades... prometi que faria mas ainda demorei uma semana para colocar o desejo no prato! A receita, como disse, é do Olivier Anquier e dá sempre certo e é muito fácil. Vale experimentar.

Ingredientes
Serve 8 pessoas
100g de manteiga
120g de chocolate amargo picado
2 ovos inteiros
2 gemas
¼ de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Preparo:
Derreta o chocolate numa panela em banho Maria. Junte a manteiga mexendo até que fique homogêneo, liso e brilhante. Em uma vasilha, bata os ovos, gemas e açúcar até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Tire o chocolate do fogo e despeje aos poucos na vasilha dos ovos. Mexa até que os ingredientes estejam integrados.
Misture suavemente a farinha de trigo. Unte forminhas pequenas com manteiga e farinha e asse em forno pré-aquecido a 250 graus por cerca de 7 até 10 minutos (o tempo certo vai depender do seu forno mas ao olhar as forminhas ela devem estar cozidas nas laterais mas um pouquinho molinhas no meio).
Desenforme num prato e sirva com sorvete de creme
O petit gateau deve estar consistente por fora e mole por dentro..
DICA: a massa pode ser conservada por uma semana na geladeira coberta.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ARROZ DE POLVO



Gosto de praticamente quase todos os frutos do mar e peixes. Só não sou chegada a mariscos e ostras mas, com exceção desses dois, todos os outros eu adoro. Polvo e lulas são as minhas preferidas, competem em igualdade com camarões, lagostas e lagostins. È difícil ter uma preferência quando se tem tantas opções gostosas. E as vieiras??!! São fantásticas! Sou apaixonada por elas. Porem só gosto de comprá-los na peixaria, frescos. Experimentei comprar os congelados que são vendidos nos supermercados mas fiquei decepcionada. Não possuem sabor, por isso, prefiro esperar, mas comprar sempre o fresco.

Ingredientes para 2 pessoas (bem servido)
1 polvo pequeno
2 cebolas
4 dentes de alho
3 folhas de louro
2 tomates pequenos
1 copo pequeno de arroz lavado
1 maço de brócolis
Galhos de alecrim
Sal e Pimenta do reino a gosto
Azeite

Lave bem o polvo e retire as vísceras. Coloque em uma panela de pressão com 1 cebola, as folhas de louro, dois dentes de alho e um pouco de sal. Cubra com água e leve ao fogo médio até que comece a ferver e apitar. Nesse momento abaixo o fogo e deixe por mais 40 minutos. Passados os quarenta minutos, retire a pressão da panela e abra. Não jogue a água do polvo fora. Em uma panela coloque um pouco de azeite e o arroz. Refogue por alguns minutos e coloque dois copos da água que o polvo foi cozido na panela. Deixe o arroz cozinhar em fogo baixo. Retire o polvo da panela de pressão e corte em pedaços menores. Reserve. Em uma frigideira alta coloque um pouco de azeite, o restante da cebola picada e o alho picado. Refogue ate que a cebola esteja bem suada. Adicione o tomate sem pele cortado em pedacinhos e o alecrim picado. Tempere com pimenta do reino. Adicione o polvo cortado e acerte o sal. Corte e lave o brócolis e coloque para cozinhar em uma panela com água e sal. Quando estiver macio, escorra e reserve. Pegue parte do brócolis, a quantidade desejada, isso vai depender do gosto de cada um, e pique em pedaços bem pequenos. Reserve. Quando o arroz estiver pronto, misture aos poucos a quantidade desejada na frigideira que esta o polvo, junte o brócolis e misture. Não coloque arroz demais, pois esse tipo de prato é um pouco úmido. Sirva quente

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SANDUICHE DE TOMATE


Outro dia cheguei em casa com vontade de comer um sanduiche diferente mas tudo que tinha na geladeira eram as mesmas coisas de sempre. Tinha um saquinho de rap 10, essas tortilhas que a gente compra pronta no supermercado e que serve exatamente para essas horas de sufoco. Coloquei algumas no forno para aquecer e dar uma torrada e fiz esse sanduiche que ficou bem bacana e gostoso.

4 tortilhas rap10
1 tomate grande
Azeitonas pretas
Azeite
sal e pimenta do reino a gosto
manjericão

Lave bem o tomate e corte fatias grossas. Em uma frigideira coloque um fio de azeite e deixe esquentar. Coloque as fatias de tomate na frigideira e deixe grelhar por alguns minutos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve. Lave bem as folhas de manjericão e coloque em um liquidificador ou processador com um pouco de azeite. Bata bem. Reserve. Coloque as fatias de tortilha no forno quente e deixe dourar um pouco. Retire o caroço de algumas azeitonas pretas e pique bem pequeno. Parta as tortilhas ao meio ou no formato que desejar. Eu modelei as minhas com o cortador quadrado. Sobre um prato monte uma fatia de tortilha, rodelas de tomate grelhado, um pouco de azeitona. Repita a operação ate terminar todas as tortilhas. Cubra com queijo parmesão ralado e regue com o azeite de manjericão. Sirva quente.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

AMEIXAS MARINADAS EM GENGIBRE, HORTELÃ E MEL COM FAROFA DE AMÊNDOAS

Seguindo a série dos tartar experimentei esse de ameixas com calda de laranja e mel. Ficou ótimo, da uma sobremesa rápida, interessante, leve e super fácil de fazer. Você pode trocar as ameixas por outra fruta de sua preferência. Eu tirei essa idéia de uma receita de tartar de manga, mas como não gosto de manga substitui pelas ameixas.

5 ameixas importadas
2 laranjas peras
Mel
Açúcar
Gengibre
Conhaque
Amêndoas trituradas e torradas
1 maço de hortelã

Lave e descasque as ameixas. Em uma vasilha corte as ameixas em quadradinhos pequenos. Tente fazer com que os pedaços fiquem todos do mesmo tamanho. Reserve. Em uma panela pequena coloque o suco coado das laranjas. Adicione o açúcar, o mel, o conhaque e tempere com a quantidade desejada de gengibre. Deixe no fogo baixo até reduzir pela metade e formar uma calda um pouco mais consistente. Lave o hortelã e retire algumas folhas. Corte as folhas em pedaços bem pequenos. Em uma vasilha misture as ameixas cortadas, a hortelã e um pouco de mel. Em um prato e com o auxilio de um aro arrume as ameixas. Retire o aro e disponha a calda ao redor do tartar. Por cima polvilhe as amêndoas torradas. Enfeite com folhas de hortelã. Eu tinha uns morangos em casa que viraram um colis que foi colocado junto da calda de laranja.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

LULAS COM PÁPRICA E COUSCOUS MARROQUINO DE ERVAS




Lulas com páprica e couscous marroquino de ervas

A páprica, mais conhecida em Portugal por pimentão, é uma especiaria obtida do pimentão-doce depois de seco e moído, porém, o nome páprica é um derivativo da palavra pimenta, que tem origens húngaras.O maior consumidor e produtor da Europa e do mundo é a Hungria e os países da região dos Bálcãs. Foi a cozinha húngara que fez famosa a páprica na região da Europa central e é também na Hungria que se produz uma das melhores pápricas do mundo que vai do doce ao picante. É exatamente da hungria que veio a páprica que utilizei nesse prato. Ganhei dois saquinhos, um doce e outro picante, da minha mãe que venho usando em receitas variadas. Nessa receita coloquei a páprica doce, a quantidade depende muito do paladar de cada já que a picante é bem forte.

Ingredientes
Lulas limpas e cortadas em rodelas
2 cebolas médias
2 dentes de alho
1 limão
1 tomate sem casca
2 colheres de sopa de extrato de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto
1 copo de conhaque
1 maço de salsinha
1 copo de couscous marroquino
1 maço de alecrim
1 maço de tomilho
1 maço de salvia
2 copos de água
Páprica picante a gosto
Azeite de oliva

Faça primeiro o couscous. Em uma panela coloque a água para ferver. Lave alguns galhos de alecrim, de salvia e tomilho. Quando a água estiver fervendo jogue as ervas dentro, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe em infusão por alguns minutos. Reserve. Em uma panela coloque um fio de azeite. Adicione uma cebola picada bem pequena e o outro dente de alho picado. Refogue. Adicione o couscous e mexa bem. Coe a água da infusão de ervas e adicione na panela. Mexa bem e desligue o fogo. Tampe a panela e, se possível, coloque em um abafador. Reserve. Lave bem as lulas e coloque em uma vasilha com o suco do limão, 1 dente de alho picado e pimenta do reino a gosto. Em uma frigideira coloque um pouco de azeite e deixe esquentar. Adicione as lulas e mexa até que fiquem douradas. Adicione o conhaque e flambe. Junte a cebola, a páprica a gosto, os tomates e o extrato. Mexa bem e deixa refogar por alguns minutos até que estejam suados. Prove a acerte o sal e a páprica conforme o seu gosto. Por ultimo adicione a salsinha picada e desligue o fogo. Sirva junto com o couscous.


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

TURQUIA - ISTAMBUL

ISTAMBUL - Turquia

Istambul foi uma grata surpresa para mim. A cidade possui lindos monumentos, um mercado da década de 1450 e muita coisa para se ver.
Ficamos em um hotel no centro da cidade (Hotel Seminal) que é antigo mas o quarto é grande e confortável e o café da manha é maravilhoso, com uma coalhada muito boa servida com frutas secas (damasco, figo ,nozes amêndoas etc). A cidade tem muitos jardins e ruas largas.
O primeiro lugar que eu fui foi a Basílica Santa Sofia que é uma linda construção feita entre os anos de 532 e 537 pelo império Bizantino para ser a Catedral de Constantinopla ( atualmente Istambul na Turquia). Em 1453 essa catedral foi convertida em Mesquita e logo depois, em 1935 em um museu. Durante muitos anos durante a era bizantina essa catedral foi cenário de cerimônias imperiais por isso é coberta com ricos mosaicos e uma arquitetura deslumbrante. É muito bonita, possui uma abobada imensa sem sustentação, uma obra arquitetônica com lindos jardins em volta e muitos turistas andando de um lado para outro. Por quase 500 anos, foi a principal mesquita de Istambul e serviu como modelo para muitas das grandes mesquitas otomanas da cidade, tais como a Mesquita Shehzade, a Mesquita Solimão e a Mesquita Rustem Paşa.



Na saída da igreja tem muitas mulheres vendendo pashimiras e outras coisas típicas de Istambul. As pashimiras são lindas, coloridas e variadas e custam bem baratinho, são presente certo para trazer aqui para o Brasil e que todo mundo adora.

Mesquita de Solimão I , O Magnífico



Merece uma visita. A Mesquita de Solimão é uma mesquita imperial otomana situada em uma colina de Istambul dentro de um bairro histórico. Por estar em uma colina essa Mesquita é uma das mais conhecidas de Istambul e depois da basílica de Santa Sofia essa é a segunda maior mesquita após a conquista da cidade pelos otomanos. A mesquita faz parte das Zonas Históricas de Istambul, classificadas pela UNESCO como Património Mundial desde 1985. A construção data de 1550 e foi projetada de forma a que ela fosse o contraponto arquitetónico da grande catedral bizantina de Santa Sofia. A cúpula principal tem 47,75 metros de altura e foi a cúpula mais alta de todo o Império Otomano. O pátio é de uma grandeza excecional, com colunas em mármore, granito e pórfiro. Em cada um dos quatro cantos do pátio há um minarete, um número só autorizado para mesquitas construídas por sultões (os princípes e princesas podiam construir dois, as restantes pessoas apenas um). Os minaretes tem dez varandas, o que segundo a tradição indica que Solimão era o décimo sultão otomano. No jardim atrás da mesquita há um cemitério, onde se encontram os mausoléus de Solimão e da sua poderosa esposa, Roxelana.
Palácio Topkapi


O Palácio de Topkapı que significa "porta do canhão" foi construído logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões por três séculos. Atualmente o Palácio é dividido em várias salas de exposição com objetos historicos. Tem uma curiosidade que são os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé. Esse pálacio fica perto do estreito de Bósforo, o palácio possuía muitas riquezas mas hoje em dia além de algumas jóias na mostra ao publico o que mais chama a atenção é o diamante Topkapi o quinto maior do mundo.Seus jardins tem tanques com água e muitas plantas. As salas tem um trabalho de azulejos maravilhoso. A cozinha do palácio é interessante com paredes de tijolos fazendo desenhos lindos, chaminés altíssimas no teto ( deve ter umas 20 chaminés na cozinha e a cozinha ocupa todo um lado do palácio).


Além das visitas aos palácios que viraram museus também fizemos um passeio de barco pelo estreito de Bósforo.

O Bósforo é um estreito que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. De um lado fica Istambul Européia e do outro Istambul Asiática. O nome Bósforo significa "passagem do boi" e se refere à história de Io, jovem amada por Zeus, transformada por ele em boi, e perseguida por uma mosca sugadora de sangue enviada por Hera, ciumenta. Essa é uma das maneiras mais legais e baratas de conhecer o Bosforo pois é um transporte publico e possui saídas diárias freqüentes. O barco e confortável e nele você tem oportunidade de tirar muitas fotos dos vários museus, fortes, casas, mesquitas que vão passando ao longo da viagem. Venta, então aconselho levar uma proteção para aqueles que são mais friorentos. Algumas paisagens chamam a atenção como o forte Rumeli Hisar, uma das edificações otomanas mais antigas da cidade, construída antes da conquista de Constantinopla. Servia de base aos súditos de Mehmet, o conquistador, antes da tomada da cidade.



O Palácio de Beylerbeyi, que fica do lado asiático, também é famoso e chama a atenção pois era usado como residência de verão dos sultões. A viagem dura uma hora e meia e o barco faz seis paradas ate chegar ao vilarejo de Anadolu, de onde é possível ver o Mar Negro. Vale a pena almoçar e comer deliciosos frutos do mar baratos.



A noite perto do hotel tinha uma festa comemorando o Ramadã (era uma espécie de feira) com pessoas do local. Tinha comida típica, barracas com xales, bolsas bordadas, bijuterias etc. Comi um damasco negro delicioso e um amendoim coberto com gergelim.


Bazar Coberto, Grande Bazar ou Kapali Çarsi



O Grande Bazar é um dos maiores e um dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado no bairro histórico de Eminönü no distrito de Fatih. Construido em 1461 possui 61 ruas cobertas e tem quatro entradas, em cada uma das entradas exteriores há um grande portão de ferro.


É o paraiso de consumo das mulheres! Deixa qualquer mulher maluca e pode-se ficar lá por mais de um dia e mesmo assim não ser possível ver tudo. Ele é muito conhecido principalmente pelas jóias (não são muito caras), tecidos lindos, cerâmicas, muita coisa em cobre e bronze, almofadas bordadas, especiarias e tapetes. É freqüentado por uma multidão diariamente, muitos turistas.


Deve pechinchar muito os comerciantes gostam e geralmente baixam o preço.No mercado pode-se tomar um chá muito bom e comer frutas frescas (o figo é ótimo) e os maravilhosos doces turcos.