domingo, 11 de dezembro de 2011

LOMBO DE ATUM EM CROSTA DE ERVAS

Tenho procurado fazer receitas mais leves que me ajudem a seguir com o objetivo da minha dieta antes de chegar às festas de fim de ano e o verão. De todas as formas que se pode fazer o atum, o lombo é o meu corte predileto e fazer ele grelhado com o miolo um pouco cru é uma das formas que mais gosto. Meu pai me deu um pedaço lindo de lombo de atum bem fresquinho e fiz essa receita com crosta de ervas e gergelim que ficou uma delicia. Simplesmente juntei todas as ervas que eu tinha em casa com temperos e um punhado de gergelim branco. Receita simples, saudável e deliciosa.

1 lombo de atum fresco
1 limão
Ervas finas (alecrim, tomilho, orégano, etc...)
Sal e pimenta do reino a gosto
Páprica picante
Gergelim branco
Azeite
Couscous marroquino
Tomates confitados

Limpe o lombo de atum retirando a parte escura do sangue. Coloque em uma vasilha e tempere com o suco do limão, pimenta do reino e sal. Em um prato grande coloque as ervas, um pitada pequena de paprca e as sementes de gergelim. Misture bem. Escorra o lombo e passe na mistura de ervas. Em uma frigideira grande e anti aderente coloque um pouco de azeite. Quando estiver quente coloque o lombo para grelhar, deixe até que esteja grelhado e vire o outro lado. Faça esse processo até que todas as laterais estejam grelhadas mas mantenha o miolo do atum cru. Evite virar demais o lombo para que as ervas não se percam. Retire da frigideira e coloque sobre uma superfície para ser fatiado. Sirva com o couscous e os tomates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário