quinta-feira, 3 de novembro de 2011

TURQUIA - ISTAMBUL

ISTAMBUL - Turquia

Istambul foi uma grata surpresa para mim. A cidade possui lindos monumentos, um mercado da década de 1450 e muita coisa para se ver.
Ficamos em um hotel no centro da cidade (Hotel Seminal) que é antigo mas o quarto é grande e confortável e o café da manha é maravilhoso, com uma coalhada muito boa servida com frutas secas (damasco, figo ,nozes amêndoas etc). A cidade tem muitos jardins e ruas largas.
O primeiro lugar que eu fui foi a Basílica Santa Sofia que é uma linda construção feita entre os anos de 532 e 537 pelo império Bizantino para ser a Catedral de Constantinopla ( atualmente Istambul na Turquia). Em 1453 essa catedral foi convertida em Mesquita e logo depois, em 1935 em um museu. Durante muitos anos durante a era bizantina essa catedral foi cenário de cerimônias imperiais por isso é coberta com ricos mosaicos e uma arquitetura deslumbrante. É muito bonita, possui uma abobada imensa sem sustentação, uma obra arquitetônica com lindos jardins em volta e muitos turistas andando de um lado para outro. Por quase 500 anos, foi a principal mesquita de Istambul e serviu como modelo para muitas das grandes mesquitas otomanas da cidade, tais como a Mesquita Shehzade, a Mesquita Solimão e a Mesquita Rustem Paşa.



Na saída da igreja tem muitas mulheres vendendo pashimiras e outras coisas típicas de Istambul. As pashimiras são lindas, coloridas e variadas e custam bem baratinho, são presente certo para trazer aqui para o Brasil e que todo mundo adora.

Mesquita de Solimão I , O Magnífico



Merece uma visita. A Mesquita de Solimão é uma mesquita imperial otomana situada em uma colina de Istambul dentro de um bairro histórico. Por estar em uma colina essa Mesquita é uma das mais conhecidas de Istambul e depois da basílica de Santa Sofia essa é a segunda maior mesquita após a conquista da cidade pelos otomanos. A mesquita faz parte das Zonas Históricas de Istambul, classificadas pela UNESCO como Património Mundial desde 1985. A construção data de 1550 e foi projetada de forma a que ela fosse o contraponto arquitetónico da grande catedral bizantina de Santa Sofia. A cúpula principal tem 47,75 metros de altura e foi a cúpula mais alta de todo o Império Otomano. O pátio é de uma grandeza excecional, com colunas em mármore, granito e pórfiro. Em cada um dos quatro cantos do pátio há um minarete, um número só autorizado para mesquitas construídas por sultões (os princípes e princesas podiam construir dois, as restantes pessoas apenas um). Os minaretes tem dez varandas, o que segundo a tradição indica que Solimão era o décimo sultão otomano. No jardim atrás da mesquita há um cemitério, onde se encontram os mausoléus de Solimão e da sua poderosa esposa, Roxelana.
Palácio Topkapi


O Palácio de Topkapı que significa "porta do canhão" foi construído logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões por três séculos. Atualmente o Palácio é dividido em várias salas de exposição com objetos historicos. Tem uma curiosidade que são os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé. Esse pálacio fica perto do estreito de Bósforo, o palácio possuía muitas riquezas mas hoje em dia além de algumas jóias na mostra ao publico o que mais chama a atenção é o diamante Topkapi o quinto maior do mundo.Seus jardins tem tanques com água e muitas plantas. As salas tem um trabalho de azulejos maravilhoso. A cozinha do palácio é interessante com paredes de tijolos fazendo desenhos lindos, chaminés altíssimas no teto ( deve ter umas 20 chaminés na cozinha e a cozinha ocupa todo um lado do palácio).


Além das visitas aos palácios que viraram museus também fizemos um passeio de barco pelo estreito de Bósforo.

O Bósforo é um estreito que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. De um lado fica Istambul Européia e do outro Istambul Asiática. O nome Bósforo significa "passagem do boi" e se refere à história de Io, jovem amada por Zeus, transformada por ele em boi, e perseguida por uma mosca sugadora de sangue enviada por Hera, ciumenta. Essa é uma das maneiras mais legais e baratas de conhecer o Bosforo pois é um transporte publico e possui saídas diárias freqüentes. O barco e confortável e nele você tem oportunidade de tirar muitas fotos dos vários museus, fortes, casas, mesquitas que vão passando ao longo da viagem. Venta, então aconselho levar uma proteção para aqueles que são mais friorentos. Algumas paisagens chamam a atenção como o forte Rumeli Hisar, uma das edificações otomanas mais antigas da cidade, construída antes da conquista de Constantinopla. Servia de base aos súditos de Mehmet, o conquistador, antes da tomada da cidade.



O Palácio de Beylerbeyi, que fica do lado asiático, também é famoso e chama a atenção pois era usado como residência de verão dos sultões. A viagem dura uma hora e meia e o barco faz seis paradas ate chegar ao vilarejo de Anadolu, de onde é possível ver o Mar Negro. Vale a pena almoçar e comer deliciosos frutos do mar baratos.



A noite perto do hotel tinha uma festa comemorando o Ramadã (era uma espécie de feira) com pessoas do local. Tinha comida típica, barracas com xales, bolsas bordadas, bijuterias etc. Comi um damasco negro delicioso e um amendoim coberto com gergelim.


Bazar Coberto, Grande Bazar ou Kapali Çarsi



O Grande Bazar é um dos maiores e um dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado no bairro histórico de Eminönü no distrito de Fatih. Construido em 1461 possui 61 ruas cobertas e tem quatro entradas, em cada uma das entradas exteriores há um grande portão de ferro.


É o paraiso de consumo das mulheres! Deixa qualquer mulher maluca e pode-se ficar lá por mais de um dia e mesmo assim não ser possível ver tudo. Ele é muito conhecido principalmente pelas jóias (não são muito caras), tecidos lindos, cerâmicas, muita coisa em cobre e bronze, almofadas bordadas, especiarias e tapetes. É freqüentado por uma multidão diariamente, muitos turistas.


Deve pechinchar muito os comerciantes gostam e geralmente baixam o preço.No mercado pode-se tomar um chá muito bom e comer frutas frescas (o figo é ótimo) e os maravilhosos doces turcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário