quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ESPUMA DE BATATA COM CRISP DE PARMA E GEMA POCHÊ




Espuma de Batata com Crisp de Parma e Gema Pochê

Gostei dessa receitinha que peguei a idéia de uma reportagem sobre a semana de gastronomia de São Paulo. A reportagem não tinha receita nenhuma, era só a foto dos pratos e como imagem é tudo... fiz algumas alterações e saiu esse prato gostosinho. O titulo da foto era: ovo mole, espuma de batata e pó de linguiça. Como eu não tinha linguiça em casa e precisava fazer alguma coisa para comer a noite fiz algumas mudanças e gostei bastante do resultado. Troquei a linguiça pelo presunto de parma e temperei minha espuma de batata ao meu gosto, assim como deixei o ponto do ovo tambem ao meu gosto. Eu gosto de tudo bem temperado por isso cozinhei minhas batatas em caldo de carne. Servem duas pessoas.

Ingredientes
2 batatas médias
250 ml de leite
Queijo parmesão a gosto

2 colheres de sopa de manteiga
1 vidro de creme de leite fresco
Caldo de carne suficiente para cobrir as duas batatas
Sal, pimenta do reino branca e noz moscada a gosto
2 ovos
Fatias de presunto de Parma a gosto


Lave bem as batatas. Em uma panela coloque o caldo de carne com as batatas com casca para cozinhar. Deixe ate que fiquem bem macias. Esprema as batatas com o auxilio de um espremedor, acrescente a manteiga e um pouco de leite. Com o auxilio de um mixer bata as batatas até obter um creme homogêneo e bem liso. Acrescente mais leite se for preciso até obter um creme leve. Tempere com a pimenta e a noz moscada. Adicione o queijo e um pouco de creme de leite. Prove e acerte o sal.
Em outra panela esquente um pouco de água. Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve e acrescente ao creme de batatas. Reserve. Coloque a gema por 2 minutos na água fervente e retire com cuidado para não estourar. Corte as fatias de presunto de Parma em tirinhas e coloque em um pratinho forrado com papel toalha. Coloque no micro ondas por 30 segundos ou um pouco mais se desejar que fiquem mais torrados. Coloque o creme de batatas em um prato fundo ou ramequim. Disponha a gema pochê no meio e os crisps de Parma ao redor. Regue com um fio de azeite e sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário