segunda-feira, 5 de setembro de 2011

GRÉCIA


A Grécia é linda! e tem muita coisa que é parecido com o Brasil. Tem lixo em sacos pretos nas esquinas, o transito é meio complicado e quando chove... aparece camelô na rua vendendo guarda chuva. Mas apesar disso tudo tem monumentos lindos, praias fantásticas e é muito agradável.

A Acrópole é um templo dórico também chamado de Parthenon e fica num pequeno morro que a noite é todo iluminado. LINDO! É realmente emocionante ver e andar ao seu redor, apesar das centenas de turistas tirando foto e correndo de um lado para outro. Acrópole foi dedicada a Deusa padroeira da cidade ( Atenas ). Vale a pena visitar o museu onde é possível ver estatuas que serviam de colunas e outras peças de mármore que faziam parte do conjunto.

Outro lugar curioso é o mercado em Atenas, todo a céu aberto (parece a rua da Alfândega :) ) onde vende -se de tudo: frutas, carne, bugigangas - é um passeio interessante para se conhecer o povo local.

Almoçamos em um restaurante nesse mercado onde a comida estava muito boa. Comemos porco, carneiro, salada grega (delicia) uns rolinhos com yogurte e mussaka (prato típico com carne moída e berinjela). Vale a pena experimentar os pratos típicos e os doces que são a base de massa folhada, muitas nozes e mel.


O que vale a pena conhecer: O bairro de Plaka com vários restaurantes e bares. O estádio da cidade que foi modificado para as Olimpíadas e fica no centro, nesse estádio aconteceu o final da ultima maratona na Grécia


MIKONOS



Fomos para Mikonos de barco, o Vodafone, que é bem grande. Tem dois andares, confeitaria, bar e você pode optar por primeira classe, executiva e turística. É aconselhável comprar as passagens com antecedência porque o barco esta quase sempre muito cheio e corre-se o risco de não achar na hora passagem.. A primeira parada é em Lyros mas não se pode deixar o barco. Chaga-se a Viata de longe parece meio agitada com um comercio grande no porto.

A chegada a Mikonos é linda.


Ficamos num hotel muito bonitinho que infelizmente não me lembro do nome mas fica numa elevação e da para se ver uma parte da ilha. Almoçamos perto de Litle Venice no restaurante Taverna de Nikos onde comemos um polvo com salada grega maravilhoso (a salada é tomate, cebola, pepino, queijo feta e azeitona), o carneiro também estava ótimo.

O centro da ilha é todo com ruas bem estreitas parecendo um labirinto feito para barrar o vento e confundir os piratas. Tem que prestar muita atenção para não se perder, mas é lindo. Tem muitas butiques de grife, muitas lojas de jóias - o ouro é barato e algumas jóias são bem bonitas



O ideal em Mikonos é alugar um quadriciclo e rodar a ilha com ele para se ver todas as praias. Foi o que fizemos. Uma praia bonita é Kalafati e Farina que fica no norte da ilha e tem praias com um mar azul que é uma beleza.

Os restaurantes colocam sofás na areia e as mulheres fazem toples numa boa. Paradise é uma praia de águas calmas azuis - como todas na ilha - é uma praia de nudismo onde o pessoal nem liga se você chegar de roupa.
As praias do norte da ilha são mais agrestes com menos movimento, mas sempre com águas azuis.

Fomos conhecer um monastério antigo, lindo, que fica numa pracinha com restaurantes. Almoçamos la. Comemos lula frita, e sardinha frita com salada e pão com azeite tudo muito bem feito. A noite o bom é ir para o centro da cidade, sentar num banquinho e ficar apreciando os turistas. A ilha fica entupida de gente.

SANTORINI


Chega-se a Santorini de barco igual ao que vai para Mikonos. A subida do porto ate o centro da ilha é de arrepiar, É uma estradinha estreita altíssima, toda em mão dupla ate ao final da subida. Da um medo, mas vale a pena.



Quando se chega no topo da subida é uma surpresa pois o outro lado é uma planície que vai ate o mar. A parte antiga fica no topo da ilha, os hotéis mais modernos ficam nas praias. Nosso hotel (Kamari Beach) fica em frente a uma praia e tem os quartos enormes. O meu tem dois ambientes: quarto, sala e uma varandinha dando para a piscina e uma parreira cheia de uvas fazendo o teto da varanda,e é de frente para o mar – muito lindo.


Entre os hotéis e o mar tem uma rua cheia de lojas e restaurantes com mesas de um lado e do outro da rua e não pode passar carro nela. No primeiro dia comemos num restaurante de massas muito bom e tomamos um vinho grego (Sigali) gostosinho.
Um lugar badalado para ver o por do sol é Oia, que fica nas escarpas do morro com muitas casas branquinhas, restaurantes e muita gente vendo o sol se por. Oia é linda!
Tudo branco e azul com muitas flores.





(Estrada de chegada a Santorini)


Thira é a capital da ilha ( o nome de Santorini na realidade é Thira) tem um bom comercio e fica no alto ,um pouco mais abaixo de Oia.

Santorini é toda ela cheia de parreiras que são bem pequenas quase enterradas na terra (por causa do sol e dos ventos), tem vários pés de pistache pela ilha, de figo e de romã (as romãs são enormes). Fomos a um deposito de vinhos e provamos dois vinhos brancos, mas não eram bons. O vinho vinsanto é usado como vinho do porto ( melhor que os brancos).


Almoçamos num restaurante perto do hotel muito agradável com mesas numa varanda. Comemos costeletas de carneiro, uma comida grega (kitracaki) é uma espécie de carne assada com risoni - muito boa. Bebemos cerveja grega Mithos, muito gostosa.

A praia que fica em frente ao nosso hotel não tem areia e sim pedras vulcânicas pretas. As pedras começam bem miudinhas e vão ficando maiores à medida que se chega perto da água. A água é transparente, mas como o fundo é de pedras fica escura somente no raso, mais para o fundo é azul como todo o mar onde estão as ilhas.


(Por do Sol em Oia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário