domingo, 7 de agosto de 2011

CAÇAROLA DE COELHO COM LINGUIÇA E CEBOLINHAS




Muita gente tem pena de comer coelho por que ele, quando vivo, é muito lindo. É verdade, da pena mesmo mas o melhor é comprar o bichinho já morto e limpo e não pensar no resto. Esse aqui foi minha mãe quem fez e estava uma delícia. É uma receita antiga de caçarola de coelho com vinho tinto, linguiças e cebolinhas. Ela fez acompanhado de purê de batata baroa. O legal é que quem não gosta do coelho pode comer as linguiças! :)

Aqui no Rio voce pode encontrar o coelho para vender no hortifruti ou em raros açougues da cidade mas o preço é bem salgado. Esses meu pai ganhou e vieram do interior.


CAÇAROLA DE COELHO

Um coelho de aproximadament 1 1/2 kg. já limpo
sal pimenta do reino a gosto
3/4 de xícara (chá) de óleo
3/4 de xícara (chá) de conhaque
1 litro de vinho tinto seco de boa qualidade
1 maço de cheiro verde amarrado
1 galho médio de alecrim
1 colher de sopa de massa de tomate
250 g. de lingüiça de porco
12 cebolas pequenas (bem pequenas)
o fígado do coelho
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de farinha de trigo

Corte o coelho em pedaços médios e coloque em uma vasilha que possa ir a geladeira com tampa. Tempere com sal, pimenta do reino, o alecrim e o vinho tinto. Tampe e leve a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte escorra os pedaços e reserve. Em uma panela funda com óleo frite os pedaços de coelho dourando por igual. Junte o conhaque e flambe. Espere que as chamas se apaguem totalmente. Acrescente o vinho tinto, o cheiro verde, o alecrim e todo o tempero que ficou na vasilha. Adicione a massa de tomate. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 1 hora. A medida que for evaporando o vinho coloque mais. Mantenha sempre em fogo baixo.

Em outra panela frite a lingüiça em pedaços médios, depois frite as cebolinhas e reserve.
Moa ou pique o fígado do coelho e junte ao molho da panela. Deixe no fogo por mais 10 minutos. Junte as lingüiças e as cebolinhas.
Na hora de servir coloque o coelho,lingüiça e cebolinhas em ma travessa. reserve. Bata a manteiga com a farinha até formar uma pasta e acrescente no molho que ficou na panela. Mexa bem para não formar grumos e deixe por 5 minutos no fogo. Despeje o molho na travessa do coelho e sirva.




Como estamos na epoca dos morangos, de sobremesa tivemos Torta de Morangos com creme pastisserie. Delicia! A receita eu já dei aqui.








Nenhum comentário:

Postar um comentário