sábado, 23 de abril de 2011

TRUFAS DE CHOCOLATE - PASCOA


Trufas de Chocolate

É Pascoa e quem não gosta de chocolate?!! Deve existir uma pequena porção da humanidade que não gosta dessa delícia que acalma a alma e acalenta o coração. Quando estamos com saudade, com angustia, com tristeza, alegria ou seja lá qual for a emoção, o sentimento, o chocolate sempre cai bem, sempre ajuda a dar uma maozinha a quem o consome. A muito tempo atrás eu aprendi a fazer essas trufas de chocolate, foi em um cursinho perto de minha casa e desde de então elas são presença certa em determinadas ocasiões. São bem fáceis de se fazer mas dão um pouquinho de trabalho mas compensa porque o resultado é maravilhoso e não há quem não goste. Voce pode fazer de vários sabores, eu normalmente faço essa caixinha da foto com quatro carreiras, uma de cada sabor, coloco um natural, uma de cereja, uma de nozes e outra de damasco, dão ao todo 12 trufas. Mas você pode colocar o sabor que mais gostar ou faze-las com chocolate branco - é só substituir a receita.

Ingredientes
500g de chocolate meio amargo puro
1 colher de sopa de glucose de milho
85 g de creme de leite
1/2 xícara de geléia de damasco
1 xicara de damascos picados
300 g de chocolate meio amargo fracionado

Derreta o chocolate meio amargo puro (picado) em banho maria. Adicione o creme de leite e a geléia de damasco e misture bem. Acrescente os damascos picados e por último a glucose de milho. Misture bem até estar tudo bem homogeneo. Leve a geladeira até firmar. Retire da geladeira e faça pequenas bolinhas do tamanho que desejar as trufas. reserve. Derreta o chocolate meio amargo fracionado e banhe as trufas. reserve. Decore conforme o gosto. Eu costumo cobri-las com um piguimento dourado comestivel que é vendido nas casas de confeitaria.
Para fazer as trufas de cereja é só substituir a geléia e o damasco por cerejas picadas e gotas de essência de cereja. Para as de nozes substitua por nozes picadas e essência de nozes. A trufa tradicional, natural, eu não misturo com nada, coloco apenas algumas gotas de conhaque.



Nenhum comentário:

Postar um comentário