quarta-feira, 6 de abril de 2011

PORTUGAL - REGUENGOS, LISBOA, SINTRA E OBIDOS




Vinícola Herdade do Esporão - Reguengos


Ainda em nossa viagem por Portugal, que tinha como um de seus objetivos conhecer as vinícolas portuguesas partimos para Reguengos, uma vila logo após Évora. Reguengos significa – lote dado pelo Rei – nesse caso pelo Rei de Monsaraz, que é outra vila de Portugal. Partimos nessa direção para conhecer a Vinícola Herdade do Esporão, que fica num lugar muito bonito com uma construção no estilo das grandes fazendas portuguesas. É uma vinícola grande que vale a pena conhecer pois é considerada como uma das melhores produtoras dos melhores vinhos portugueses. Além dos vinhos maravilhosos, essa vinícola também tem lançado vários azeites muito bem conceituados no mercado culinário.





Além disso, tudo ela ainda possui um extra-ordinário restaurante aberto ao público e fica localizado nas proximidades da barragem de Alqueva, o maior lago da Europa. Os azeites são muitos, desde o Virgem Extra passando pelo Moura DOP (Denominação de Origem Protegida), pelo Virgem Extra Seleção e os varietais Cordovil e Galega, todos de excelente qualidade. Almoçamos no restaurante da vinícola - um almoço harmonizado com vinhos de diferente uvas – tudo maravilhoso. Começou com um creme de espinafre com gambás (camarões), depois ovos mexidos com um tipo de lingüiça – tudo acompanhado do vinho Defesa Rose 2008 - uma delícia - mais tarde foram servidos um consommé de perdiz, seguido de bacalhau com batatas e verduras fritas, vinho Trincadeira 2005. Tudo muito gostoso! Pensa que acabou?! Ainda teve um ultimo prato que foi bochechas de boi (vitelo) assadas com arroz de passas acompanhando um Esporão Reserva 2006. Doces portugueses para fechar este banquete. Ainda tiveram sorvete com frutas e licores da Herdade do Esporão. Depois de comer tanto dormimos em Reguengos que é uma vila relativamente pequena, mas muito simpática.






Monsaraz


Lembra do Rei lá de Reguengos? Aquele que cedeu o lote para ser criada a vila? Essa é a vila do Rei. É uma vila medieval linda dentro de uma muralha com um castelo e casas do tempo de D. Manuel. Na verdade é bem mais antiga pois é considerada uma das mais antigas vilas de Portugal, Monsaraz regista indícios de povoamento desde tempos pré-históricos, sendo inicialmente um castro fortificado. Todo lugar assim merece uma visita. No caminho para Monsaraz passa-se por São Pedro de Corval onde existem fabricas artesanais de cerâmica com louças lindas e outros objetos.





Lisboa


Ficamos no hotel As Lisboa que fica na rua Almirante Reis. O hotel é bom e fica no centro da cidade. Lisboa tem lugares muito bonitos para se visitar, tem todos aqueles tradicionais que não podem deixar de ser vistos. O primeiro que fomos foi na Torre de Belém e depois ao Mosteiro dos Jerônimo uma construção em estilo Manuelino emocionante de tão bonito. Você entra e é uma paz tão grande nos jardins e no interior da capela que emociona.





Perto do Mosteiro tem uma padaria famosa pelos Pasteis de Belém. Realmente vale a pena entrar na fila - ela vive cheia - para comprar seus pasteis - come-se fácil uma caixa!!. Mas lembre-se os doces portugueses tem suas base principal nos ovos e muito açúcar! Calorias a vontade. A padaria é de 1850.





Outro lugar lindo em Lisboa é o aquário que foi construído para Expo 98 e é o segundo maior do mundo. A cidade é cheia de lugares interessantes para serem conhecidos. À noite jantamos num restaurante bem português, quase sem turistas, se chama Cervejaria Trinta.





Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa





Sintra


Quem vai a Lisboa não deve deixar de ir a Sintra. Sintra é uma vila portuguesa, uma das maiores e mais habitadas de Portugal, e faz parte do distrito de Lisboa. Dizem que é uma das cidades mais antigas de Portugal. Eu acho a cidade muito bonitinha com ruas simpáticas uma pracinha cheia de restaurantes e o Castelo dos Mouros que merece também uma visita. A arquitetura de Sintra é um capitulo a parte, tudo é muito antigo e muito trabalhado, cheio de detalhes que levam horas para serem percebidos. Tudo muito lindo.





Óbidos


Óbidos é uma vila portuguesa que fica no distrito de Leiria, região central de Portugal. Esse nome estranho significa cidadela ou cidade fortificada, isso tudo porque a maior atração desta vila é o Castelo de Óbidos que já foi canditato a uma das sete maravilhas de Portugal. Outro fato curioso desse castelo é que ele já fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal!





A vila tem ruas estreitas bem simpáticas, mas cheias de turistas. O castelo foi construído no sec. XV que era a principio, uma fortaleza e agora uma parte dele é a Pousada do Castelo -que faz parte a associação Pousadas de Portugal. Você não pode deixar de ficar nesse lugar. É lindo! Em Óbidos se toma uma bebida vendida nas lojinhas chamada Ginginha, ou simplesmente Ginja, que é um licor obtido a partir da fermentação da fruta ginja, muito parecida com a cereja e muito popular em Portugal – maravilhoso – tradicionalmente é servido, nos restaurantes locais, em copinhos de chocolate, muito bom. Outro costume é servi-la com uma fruta curtida no fundo do copo, popularmente conhecido como “ com elas” , ou, quando pura, “sem elas” . A ginja de óbidos começa nos ginjais da região, onde o fruto é colhido na fase certa de maturação. Após um processo de infusão que dura no mínimo um ano, é extraido o licor decorrente do processo sem recorrer a corantes ou conservantes artificiais. Por tudo isso, ir a Óbidos é um passeio imperdível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário