quinta-feira, 3 de março de 2011

PORTUGAL - ARRAIOLO E SETUBAL

(Pousada em Arraiolo)


Continuando nossa viagem pela região de Évora, seguimos para a cidade de Arraiolo que é famosa por seus lindos tapetes. Arraiolo é uma cidade pequena, uma típica vila Alentejana conhecida por seu artesanato, lindos bordados e tapetes que vão passando de geração em geração. Existe na cidade uma rua somente de lojas de tapetes, todos lindos, mas bem caros. A Gastronomia da região é tradicionalmente alentejana, com destaque para os pratos de “Porco”, “Borrego”, “Vitela”, as “Sopas Alentejanas”, as “açordas” e as “migas”, tudo regado com muito vinho alentejanos de grande qualidade.

Almoçamos no restaurante Pelourinho, comemos choco frito, que é uma espécie de lula, muito gostosa. Também pedimos uma Açorda de cherne, uma prato bem típico, uma espécie de sopa de pão onde se colocam várias coisas. A receita muda de região para região e de família para família. A nossa estava maravilhosa. Ficamos num hotel que faz parte das Pousadas de Portugal, um convento do ano de 1525, que fica no meio de uma propriedade bem grande onde pode se ver coelhos, perdizes e cegonhas. É um lugar lindo com quartos grandes . No jantar da Pousada comemos fígado de porco e cordeiro e açorda de bacalhau, tudo muito bem feito e gostoso. De sobremesa uma seleção de doces portugueses. Nada melhor!


Setubal

De Arraiolo partimos para a cidade de Setubal, que fica a 42km de distancia. A estrada é ótima e a cidade é grande . Ficamos em outro hotel da associação Pousadas de Portugal. Essa pousada fica no Forte D. Felipe no alto de um morro dando uma vista para a cidade, o rio e o mar.


(Jardins da Pousada do Forte)


A vista é lindíssima principalmente a noite. Dos três hotéis que ficamos pertencentes a Pousadas de Portugal este foi o mais fraco. Na cidade visitamos a vinícola Quinta da Bacalhoa, que é imensa, excelentes vinhos e cheia de obras de arte.



Visitamos também o palácio onde D. Manuel passava o verão com a família que agora pertence à própria Vinícola Quinta da Bacalhoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário