segunda-feira, 21 de março de 2011

FIGOS CARAMELIZADOS COM GORGONZOLA


Figos caramelizados com molho de gorgonzola

É engraçado como as coisas são. Quando eu era mais nova detestava comer frutas na comida salgada, misturar salgado com doce. Hoje amo isso. Essa é uma entradinha fácil e super gostosa que eu adoro. É bem rápida de fazer e fica muito interessante. Eu não fiz porque não tinha em casa mas você pode acrescentar ao prato algumas folhas como salada para acompanhar, dá um complemento e encorpa essa entrada. A maioria das pessoas gosta. Se você não gostar de queijo gorgonzola pode apenas caramelizar o figo e servir com presunto de Parma. Se você não gostar de figo pode trocar por pêra, também fica muito bom.
Ingredientes
1 caixa de figos maduros e frescos
4 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
50 gr de queijo gorgonzola
2 colheres de sopa de manteiga
¼ table de caldo de legumes
½ copo de vinho branco
1 caixinha de creme de leite

Lave e corte o cabo dos figos. Seque-os e corte cada um ao meio. Reserve. Em uma frigideira coloque as duas colheres de manteiga e deixe derreter. Adicione os figos, um a um, com a parte da casca para cima de forma que dourem o miolo. Adicione as colheres de mel e deixe em fogo baixo. Quando estiverem macios, vire-os para que ocorra o mesmo com o outro lado. Retorne a virá-los e deixe-os caramelizar. Quando estiverem caramelizados, adicione as colheres de aceto balsâmico. Mantenha no fogo por mais 1 minuto e reserve.
Enquanto os figos estão no fogo, prepare o molho. Em uma panela pequena coloque as duas colheres de sopa de manteiga para derreter. Pique o queijo e coloque na panela mexendo sempre. Baixe o fogo para que não queime o queijo. Adicione o vinho e deixe evaporar um pouco, acrescente o caldo de legumes dissolvido em um pouco de água e volte ao fogo até reduzir a metade. Tempere com pimenta e outras ervas se achar conveninete e dependendo onde for servido. Esse molho pode ser usado em vários pratos. Quando tiver reduzido pela metade, acrescente o creme de leite e deixe ferver por mais alguns minutos. Sirva sobre os figos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário