segunda-feira, 28 de março de 2011

COSTELINHA DE PORCO AGRIDOCE COM PURÊ DE MAÇA

Costelinha de Porco agridoce com Purê de Maça Eu gosto bastante de carne de porco embora não coma com muito frequencia. Minha filha se tornou fã da costela agridoce do Outback então, as vezes, faço essa receita para ela aqui em casa. É uma delícia, bem facil de se fazer, o único trabalho é que demora um pouco para ficar pronta – em torno de 2 horas e isso, as vezes, requer uma certa programação e planejamento mas tirando esse detalhe o resto é bem facil e o resultado bastante gostoso. Dessa vez eu coloquei acompanhando um purê de maças, no Outback vem uma maça assada um pouco apimentada, aqui em casa as meninas não gostam por isso não coloco mas voce pode adicionar, na receita do purê abaixo, um pouco de curry, páprica ou pimenta. Como a costela já é agridoce e o purê de maça tambem, o ideal é fazer mais um acompanhamento salgado para contra balancear o prato. No meu caso eu fiz uma batata gratinada com queijo. Eu dou preferencia a comprar a peça de costela inteira do que as ripas já cortadas, para mim a peça quando cozinhada inteira mantem muito mais a umidade da carne, tornando-a bem mais macia mas isso fica a critério de cada um.

Ingredientes
1 dente de alho picado
½ cebola picadinha
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de óleo
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
2 kg de costelinha de porco (peça inteira)
1 xícara (chá) de goiabada
1 xícara (chá) água
½ xícara (chá) de vinagre branco
6 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (chá) de molho de pimenta vermelha
pimenta caiena e sal a gosto
suco de 1 limão

Modo de preparo

Numa tigela misture alho picado, cebola picadinha, gengibre ralado, passe essa mistura na costelinha. Regue por cima com óleo, sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Reserve na geladeira por no mínimo 4 horas. Eu deixo de um dia para o outro. Disponha a peça de costelinha temperada numa assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 250º C por 1 hora ou até que a costelinha fique macia. Coloque o papel alumínio com a parte brilhante virada pra dentro. Isso diminui o tempo de fogo. Numa panela em fogo médio coloque a goiabada cortada em pedaços, água, vinagre branco, molho inglês, molho de pimenta vermelha, pimenta caiena e sal a gosto. Cozinhe mexendo sempre por +/- 10 minutos ou ate que a goiabada esteja dissolvida. Desligue o fogo e neste momento acrescente suco de limão. Retire o papel alumínio das costelinhas e pincele-as com molho de goiabada. Leve para assar por mais 15 minutos, vire-as e pincele novamente. Deixe dourar. Sirva com o purê de maça. Purê de maças Descasque as maças e corte em pedaços pequenos. Coloque as maças cortadas em uma panela, cubra com água, vinho, algumas gotas de limão e o açúcar. Tempere a gosto com a noz moscada e se quiser um pouco de canela. Leve em fogo baixo até que as maças estejam cozidas. Retire do fogo e bata no processador ou liquidificador. Retorne a panela, prove e acerte o açúcar e os temperos, deixe em fogo baixo até atingir a consistência do purê desejado. Sirva quente acompanhado da costela.



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma crítica ruim ok. Seu texto não está agradável pra ler, tudo muito junto. A história que vc conta e a receita se misturam. Isso causa desinteresse dos leitores, inclusive o meu que estava interessada apenas na receita, mas não sei nem onde é o começo dela.

      Excluir
    2. Raquel, obrigada pelo comentário. Por algum motivo esse post ficou com esse problema e não era de meu conhecimento, acredito que o problema ocorreu depois da postagem. Normalmente o post não são bagunçados dessa forma. Agradeço o aviso. Agora mesmo vou conserta-lo.

      Excluir
    3. Gostei mesmo assim

      Excluir