quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PAVÊ DE CHOCOLATE COM LARANJA





Pavê de Chocolate com creme de laranja

Esse pavê foi um mistura de duas receitas que eu gosto muito. A parte de baixo do pavê é de uma receita bem antiga da minha avó que eu simplesmente adoro porque adoro pavê com biscoito champanhe. Biscoito champanhe com chocolate então nem se fala. A parte de cima é de uma receita do livro de pastelaria do Cordon Bleu. Sabe essas coisas que você gosta e que misturando as duas pode ficar melhor ainda, então, a idéia de juntar as duas foi essa. Para mim a combinação de laranja com chocolate é perfeita. Existem quatro combinações de fruta com chocolate que gosto muito: morango, laranja, damasco e pêssego. Daí eu ter tirado a idéia de colocar essas duas receitas juntas e fazer esse pavê. Espero que gostem.

Ingredientes
1 pacote de biscoito champanhe
2 copos de leite
Essência de baunilha
4 colheres de sopa de chocolate meio amargo em pó ou achocolatado
1 laranja (raspas e suco)
2 ¼ colheres de chá de gelatina em pó sem sabor
4 – 6 colheres de água
200 gr de açúcar
3 ovos separados
250 ml de creme de leite fresco

Em um recipiente coloque o leite, o chocolate em pó e gotas de baunilha. Pegue os biscoitos, um a um, e molhe nessa mistura. Não deixe encharcar muito para que não fique muito mole. Forre o fundo de uma forma de fundo removível com esses biscoitos ate estar toda coberta. Faça o creme de laranja: Salpique a gelatina em duas colheres de sopa de água e reserve. Coloque 100 gr de açúcar em uma panela com 2 colheres de sopa de água e dissolva. Leve ao fogo baixo até formar uma calda de bala mole. Aqueça o suco da laranja um pouco e coloque a gelatina dentro dissolvendo bem. Reserve. Separe as claras das gemas. Bata as gemas com a raspa da laranja, depois vá acrescentando aos poucos a calda em fio batendo sempre sem parar até ficar esbranquiçado e cremoso. Junte a mistura da laranja com a gelatina e misture delicadamente. Faça outra calda com o restante do açúcar e duas colheres de sopa de água em ponto de bala mole. Bata as claras em neve firme e aos poucos vá acrescentando a calda em fio até formar um merengue. Não pare de bater enquanto coloca a calda. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e incorpore as gemas e, em seguida, o merengue.
Esse creme quando levado a geladeira fica com uma consistência de uma mousse. Você pode utilizá-lo em qualquer outra receita ou, até mesmo, come-lo sozinho. Substitua o suco de laranja por outras frutas.
Coloque esse creme sobre os biscoitos e leve a geladeira para endurecer. Desenforme o doce e cubra com chocolate em pó. Mantenha na geladeira depois de pronto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário