domingo, 26 de dezembro de 2010

PORTUGAL - ILHA DA MADEIRA E AÇORES

AÇORES


São Miguel é a maior ilha do arquipélago dos Açores. Chegamos na parte da tarde e fomos ao hotel - Hotel do Colégio - que é bem no centro e tem bons quartos. Saímos para almoçar e fomos ao restaurante A Colméia Gril, que fica a beira mar. Comemos uma sardinha, que parecia um patê, muito gostosa, camarão e um bolinho de carne maravilhoso. Para beber tomamos um vinho branco de uva verdelho - delicioso. O cozinheiro desse restaurante, Junior, é cearense e veio conversar com a gente.


Corremos a ilha toda de taxi, que não sai muito caro, algo em torno de 120 euros. Essa é uma boa opção. A ilha, na parte alta das montanhas é linda e tem casas muito bonitas com tudo florido e é possível avistar o mar lá do alto.


No dia seguinte continuamos nosso passeio e no almoço fomos em um lugar chamado Furnas, onde tem um lago bonito e, proxímo a ele, tem um sítio de onde sai do chão uma água sulfurosa que atinge 100 graus celsius. Nessa água alguns restaurantes colocam grandes panelas dentro de buracos - cada restaurante tem o seu buraco - cobrem as panelas com panos e ali mesmo fazem um cozido maravilhoso.



Quando o cozido está pronto, as pessoas presentes são chamadas para ver a retirada da panela. Depois corre-se para o restaurante e delicia-se com o cozido que é incrivel. É uma experiencia bem diferente e vale a pena ser conhecida. Porém deve ser encomendado antes.



A ilha merece uma visita - é linda, o mar é azul e a cidade parece muito com as cidades brasileiras antigas, tipo Ouro Preto e Tiradentes, pois as construções são coloniais.




ILHA DA MADEIRA




De São Miguel até a ilha da Madeira leva-se uma hora de avião. O aerporto da ilha da Madeira fica dentro do mar, a pista de pouso foi construída sobre pilotis sobre o mar, e quando o avião pousa, da uma sensação terrível.
Madeira é bem diferente de São Miguel, menor, mais aconchegante e com menos turistas. Gostei muito mais! Mesmo tendo menos turistas que São Miguel, a cidade está cheia de franceses e alemães. Existem vários hoteis 5 estrelas, shoppings centers e muitos restaurantes.


Ficamos em um hotel bem central, na parte mais nova da ilha, Hotel Estrelicia, 3 estrelas. Fizemos um passeio pela ilha de taxi, da mesma forma que em São Miguel. Saímos pela manhã e só chegamos a noite. Fomos as montanhas, que são bem altas, mais de mil metros acima do mar, e faz bastante frio. Em 20 minutos você sai do nível do mar e chega no alto das montanhas.



Todos os morros são plantados de uvas, bananas e verduras e no alto da montanha tem eucalipto. Todas as estradas são boas e tem vários túneis de percurso, uns 20. Existem partes da estrada que passa-se bem rente ao morro com a estrada bem estreita e o mar lá em baixo.


Uma das freguesias, como são chamados os bairros na ilha, chamada Machico, tem uma marina bem bonita e uma praia feita pelo homem com uma monte de pedras e areia do deserto do Marrocos.


Almoçamos em Porto Moniz em um restaurante muito gostoso que não lembro agora o nome. Sorry! Comemos peixe espada negro, próprio da ilha, que é delicioso e pode ser servido com banana ou com cogumelos e natas. Os dois são ótimos!!


O Jardim Botânico da ilha merece uma visita! E também merece ser conhecido o restaurante Tapassal, no bairro antigo que é uma gracinha.


Portugal é lindo e as ilhas são maravilhosas. Se você tiver a oportunidade de fazer essa viagem, não perca tempo pois vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário