quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SCONES DE QUEIJO PARMESÃO




Quem tem filhos sabe que aja criatividade para inventar e modificar os lanches de todo o dia. Aqui em casa ninguém gosta de jantar - a não ser nos dias frios de inverno que tomamos sopa - tirando essas raras excessões, os outros 360 dias do ano - porque no Rio de Janeiro o inverno dura apenas poucos e escassos dias - lanchamos!
É sempre aquele dilema do que fazer para não ser repetitivo. Comecei a fazer scones a uns 3 anos atrás quando achei as primeiras receitas em alguns sites americanos que visito com certa frequência. De cara me apaixonei pela textura desse - não sei definir exatamente se é biscoito ou bolinho - acho que são os dois juntos. Mas que com uma manteiguinha ficam maravilhosos!! São facílimos de se fazer, super rápido, não dão trabalho algum e não levam quase nada. Melhor que isso impossivel. Essa receita aqui dá uma quantidade bem pequena, ideal para três pessoas mas você pode dobrar a receita se quiser que sai certo também. Vou passar a receita básica mas você pode misturar nessa massa ingredientes que saborizem o scone. Esse da foto acima eu coloquei queijo parmesão ralado. Pode colocar orégano, pimenta calabresa, bacon, ervas finas ou qualquer outra coisa que seja do seu prazer. Invente, tente. O ideal é come-los logo que saem do forno. Tambem podem ser devorados com geléia - pra quem gosta. Bom essa receita é antiga e não me lembro mais de onde retirei - Sorry.

Ingredientes
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó para bolos
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açucar (opcional)
1/2 xícara de manteiga sem sal gelada cortada em pedaços (113 gr)
3/4 xícara de leite (180 ml)
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1 gema para pincelar

Preparo
Pré-aqueça o forno a 205 graus. Forre um tabuleiro com papel manteiga. Em uma vasilha coloque a farinha peneirada, o fermento, o sal e o açucar. Misture bem. Adicione o queijo ralado e misture novamente. Coloque os pedaços de manteiga e misture com as pontas dos dedos ou com o auxilio de duas facas. É importante que a manteiga não amoleça pois será ela que dará a textura quase folhada dos scones. Adicione o leite e misture novamente. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada, abra com cuidado e corte pequenos circulos com, mais ou menos, 1cm de altura. Coloque os circulos de massa sobre o papel manteiga do tabuleiro, pincele com a gema e leve ao forno por 20 minutos ou até que cresçam e fiquem dourados. Sirva quentinho com manteiga ou geléia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário