sexta-feira, 12 de novembro de 2010

RISOTTO DE PEQUI COM BARU E BROCHETE DE FRANGO



Na confusão das viagens do mês passado acabei esquecendo de postar duas receitas que meu irmão me mandou mas ainda bem que elas ficaram guardadas no meu Outlook, então estou aproveitando hoje para colocar a primeira e amanhã eu publico a outra. Essa receita é um risoto de pequi, fruto típico da região do Centro Oeste brasileiro. Esse fruto tem um caroço com muitos espinhos que são perigosos pois machucam os dentes e a boca, possui sabor bem forte e marcante e normalmente é comido cozido ou em conserva. O arroz de pequi talvez seja um dos pratos mais conhecidos com esse fruto. Já o Baru, que também é tipico da mesma região, é um tipo de castanha comestível que pode ser encontrada em saquinhos, salgados ou doces. Eles foram trazidos quando meu irmão esteve viajando para conhecer a Chapada dos Veadeiros. Segue a receita.

Ingredientes
Para o Risotto
300 gr de arroz arbóreo ou carnarole
300 ml de vinho branco
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
100 gr de manteiga
250 gr de polpa de pequi (fresca ou em conserva)
1 litro de caldo de frango
100 gr de queijo parmesão ralado
sal
Para a brochete de frango
1 kg de peito de frango sem osso
Pimentões verdes e amarelos cortados em cubos, sem sementes
2 cebolas grandes cortadas em cubos
bacon cortado em cubos
palitos de madeira para churrasquinho
sal e pimenta do reino a gosto
vinagre
1 limão
4 dentes de alho picados


Preparo
Em uma panela grande e baixa coloque 50 g de manteiga e um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho até que fiquem transparentes. Acrescente o pequi e refogue bem até ele soltar a cor. Coloque o arroz, sem lavar, e refogue por alguns minutos. Coloque o vinho e deixe "secar". Vá acrescentando o caldo aos poucos, mexendo sempre e quando o arroz estiver "al dente" desligue o fogo. Coloque o restante da manteiga e o queijo parmesão mexendo até encorpar e formar um creme. Sirva com as sementes de baru toradas por cima.
Para a brochete de frango
Corte o frango em pequenos cubos. Lave o frango com vinagre e escorra. Tempere com limão, sal, pimenta do reino e alho. Pegue um espetinho e vá intercalando os cubos de cebola, frango, bacon e pimentão até completar todo o espeto. Repita essa operação, em outros espetinhos, até terminar todos os ingredientes. Passe um pouco de azeite no fundo de uma assadeira e coloque os espetinhos, leve ao forno para assar por cerca de uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário