domingo, 21 de novembro de 2010

PERU - MACHU PICCHU





Finalizando nossa viagem para Machu Picchu, que passou por Lima e Cusco, enfim chegamos ao nosso destino final, a cidade sagrada dos Incas. Se você esta planejando fazer esse passeio, eu aconselho ter alguns dias de sobra. Nossa viagem foi muito corrida e por causa disso um pouco cansativa. A viagem de Cusco até Águas Calientes, que fica no sopé da serra onde está Machu Picchu - leva quatro horas de trem, depois são mais vinte minutos de ônibus subindo uma serrinha, de Águas Calientes até Machu Picchu. A princípio eu achava que a viagem não seria cansativa porque olhando o site da empresa de trem (www.perurail.com) a sensação que você tem é que será uma viagem agradavel mas, sinceramente, eu achei muito cansativa.



O trem vai a uma velocidade muito baixa, chacoalha muito e a paisagem é muito repetitiva, essa viagem deve ser muito boa quando você está em um grupo grande e tem muitas coisas para fazer e distrair o tempo mas se você esta sozinho ou é um casal então a situação é bem diferente. Existem 3 tipos de passagem que você pode comprar pela internet, o preço eu achei caro, a mais barata custa 48 dolares por trajeto e a mais cara 294 dolares, mas inclui almoço, mesmo assim achei os preços bem salgados. U$ 96 dolares ida e volta ?!


Saímos de Cusco no trem das 8 horas da manhã, é o primeiro da classe expedition (U$ 48) e chegamos em Águas Calientes ao meio dia. Um calor do cão. Tem ônibus de Águas Calientes para Machu Picchu a cada 10 minutos, eu acho, porque é bem proxima uma saida da outra. O ideal é que você contrate um guia - existem vários - para te acompanhar no passeio e contar a história do lugar e os pontos mais importantes da cidade sagrada, caso contrario você vai ver apenas uma cidade de pedra sem saber ao certo o que significa cada parte da cidade. Isso é importante, não economize nessa parte, não sou muito chegada a guias mas de vez em quando temos que abrir excessões e reconhecer a necessidade deles.



Nos contratamos o nosso em Cusco e ele atendia um grupo de 10 pessoas. Ele já estava nos esperando na descida do trem e não tivemos tempo de olhar Águas Calientes pois embarcamos logo no ônibus. Isso tudo porque você tem que subir, olhar a cidade toda, pegar o ônibus de volta e pegar o trem de volta para Cusco, que saia as cinco horas da tarde - levando-se em conta que você deve estar na estação com, pelo menos, meia hora de antecedência da hora de partida do trem. Tudo é corrido quando você vai fazer a visita em apenas um dia.




A subida de ônibus é por uma estradinha beirando um precipicio até chegar na entrada da cidade. Se você tem medo de altura é melhor não olhar pela janela do ônibus! Lá você pode deixar seus pertences em um guarda volume. Eu aconselho deixar todas as coisas que você não vai usar pois dentro da cidade se caminha bastante e a altitude prejudica a disposição física. Também aconselho que antes de entrar você utilize o banheiro pois dentro da cidade não existem banheiros. Machu Picchu é um pouquinho de tudo aquilo que as pessoas falam. É grandiosa, bonita e exuberante porém não tive a sensação que achava que teria antes de conhece-la.




Muitas pessoas dizem que o lugar é místico e que quando você chega lá sente todo esse misterio. Não senti nada disso. É muito bonito , os Incas escolheram a dedo pois fica no meio de uma floresta entre várias montanhas. É grandioso devido a tudo, ao tamanho, ao lugar, as construções, ao modo como tudo aconteceu. Acho que é místico pela historia que se criou em torno de tudo aquilo que existe no lugar. Fiquei sabendo que o nome da cidade é desconhecido mas as pessoas conhecem pelo nome de Machu Picchu porque esse é o nome da maior montanha que esta atrás da cidade - a montanha Machu Picchu - e é dela que sairam as pedras para a construção da cidade.


O guia explica que a cidade é dividida em duas grandes áreas, uma parte era dedicada a agricultura e é composta por grandes degraus, ou terraços, onde as plantações eram feitas. É enorme e impressiona. A outra parte da cidade era a parte urbana, onde os Incas moravam. Dizem que a maior parte eram de mulheres e nessa cidade tem uma parte que era dedicada a virgens do império Inca. Ainda dentro da parte urbana tem a área dedicada aos templos onde eram cultuados os três simbolos do império: A águia, o puma e a serpente.


Tudo é grandioso no lugar, as construções são perfeitas para a época e principalmente para o local e a forma que são construidas - todas de pedras lapidadas a mão com encaixes perfeitos. Existe uma organização na cidade que somente é possível reconhecer olhando-se do alto e com o guia para oriente-lo, por isso eu aconselho que você contrate um. Tem toda uma distribuição de casas, templos, cemitérios, pátios, etc... Algumas referências, contatas pelos guias, são preciso ter uma boa imaginação para reconhecer, associações de imagens com pedras do local. Existem muitas subidas, faz calor no lugar e aconselho que você leve uma roupa leve por baixo de uma roupa agasalhada - é aquele negócio, quando você sai cedo é muito frio, a tarde muito calor e a noite o frio volta.



Fazer o passeio por toda a cidade requer tempo e disposição, por exemplo, nosso grupo andou apenas nas áreas urbanas e em locais onde era possível verificar os mais importantes pontos do local. Depois de duas horas caminhando, devagar para que todos pudessem acompanhar, o guia dispensou a todos para que pudessem lanchar. Nos queríamos conhecer o restante da cidade, principalmente a parte agricola que possui um ponto bem alto de onde se tem a melhor vista e de onde se pode tirar a foto mais conhecida de Machu Picchu. A subida até esse local é grande e cansativa mas vale a pena! Olhar para o vale que se estende abaixo das montanhas onde Machu Picchu está localizada também é uma bela vista.

Depois desce-se tudo novamente, pega-se o ônibus e chegasse de volta a Águas Calientes para o próximo trem de volta a Cusco. Algumas pessoas ficam hospedadas em Águas Calientes, o que é, em minha opinião, uma boa pois você sobe e desce a cidade com mais tempo e disposição. Tornando tudo menos cansativo.
Conhecer Machu Picchu era uma vontade antiga. Achei bonito, gostei, mas não era tudo o que eu imaginava, fiquei esperando a tal sensação de místicismo. De qualquer forma vale a pena investir nessa viagem.

Um comentário:

  1. A expressão ateu é vaga, imprecisa, volátil e por demais genérica. Todo ser humano é intrinsecamente religioso. O é querendo ou não. A inteligência do homem é mendiga mediante as forças que o geraram e o inseriram na história. O ser humano é uma criatura totalmente inocente. Da troika poderosa Consciência, Conhecimento e Ciência, a 1ª é fatal. O humano detentor pleno dela e transgressor condena-se a si mesmo. O mistério de dúvida atroz é sabermos se algum humano é entregue à sua própria sorte. Talvez não. A coisa é chiquérrima. Somos conduzidos sob um script de estratério, mistura de estratégia com mistério....:)

    ResponderExcluir