segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PÃO DE NOZES E PASSAS



O pão é sem dúvida alguma um dos meus pecados da gula. Acho que não conheço, ainda, um pão que eu não goste, pode ser branco, preto, integral, de grãos, etc... todos tem a sua vez. Entrar em uma boa padaria é igual a entrar em um parque de diversões com muitas opções de entretenimento. De vez em quando eu tento, apenas tento, fazer uma receita caseira de pão. A que mais faço aqui em casa é a focaccia, que é fácil e todos adoram. Essa receita eu tentei pela primeira vez e gostei muito, não ficou exatamente o que eu queria mas o resultado foi muito bom. Já fiz duas vezes e cada vez estou gostando mais. Esse pão torradinho no dia seguinte com manteiga é demais! Na verdade estava procurando uma receita desses pães mais rusticos com passas, nozes e castanhas mas que a massa é um pouquinho mais escura que esse que eu preparei, mas como disse, esse aqui tambem ficou muito bom e com certeza vou repeti-lo em outras ocasiões. A receita é assim:

Ingredientes
420 gr de farinha de trigo
60 gr de farinha de trigo integral
300 ml de água na temperatura ambiente
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sopa de açucar
1 colher de sopa de óleo
1 copo de iogurte natural
1 colher de sobremesa de fermenta biologico seco
150 gr de grãos (nozes, castanhas e passas)
Fubá para polvilhar

Preparo
Na batedeira com o batedor de massa coloque os ingredientes secos e misture bem. Adicione o óleo, o iogurte e metade da água. Coloque a batedeira para bater na velocidade baixa e aos poucos vá adicionando o restante da água até que a massa esteja toda homogênea. Pode ser que não seja necessária toda a água então não coloque tudo de uma única vez. Deixe bater por 5 minutos e coloque a massa em uma forma de bolo inglês. Deixe crescer por 2 horas. Polvilhe fubá por cima da massa e leve ao forno até que esteja dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário