quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FILÉ DE LINGUADO COM BATATA ROSTI


O linguado é um dos meus peixes preferidos, é saboroso e o filé, quando bem cortado, vem sem espinhas. A carne é branquinha e fica bom tanto no preparo assado quanto frito. Um peixe frito tem seu valor mas vamos falar sério - fritura em casa com cheiro de peixe??!! eu não gosto muito. Além do fato se ser bem mais calorico. Mas tivemos que nos render a esse prato! Eu aconselho comprar o filé de linguado em uma peixaria onde você tenha conhecimento do peixeiro que vai te atender, mesmo assim compre o peixe inteiro e peça para ele filetar na sua frente. É assim que fazemos aqui em casa e olha que mesmo assim, outro dia fui no mercado São João, em Niterói, comprar peixe. Escolhi meu linguado e pedi para o dono da banca filetar e quando cheguei em casa fiquei com a impressão, quase certa, que ele trocou o peixe depois de limpo. Eu não conhecia essa banca de peixe e nunca mais volto a comprar lá. Peixe na feira? muito dificil. No mercado? também é complicado. Talvez seja por isso que poucas pessoas comem peixe.

FILÉ DE LINGUADO COM BATATA ROSTI
Ingrediente:
Para batata rosti:
3 batatas grandes
óleo o quanto baste
sal e pimenta do reino, a gosto

Preparação:
Coloque as batatas com casca em uma panela com água e leve para cozinhar. Quando ferver, conte 6 minutos e retire-as da panela. Coloque as batatas numa tigela com água e gelo para cessar o cozimento. Escorra bem a água, descasque e rale as batatas na parte grossa do ralador. Tempere com sal e pimenta do reino. Leve uma frigideira antiaderente para aquecer. Acrescente um pouco de óleo, suficiente para não colar. Coloque a batata ralada e, com uma espátula, aperte as batatas, formando uma "panqueca". Deixe a batata fritar por 4 minutos ou até que o lado em contato com a frigideira esteja dourado, vire a panqueca para dourar o outro lado. Deixe fritar por mais 3 ou 4 minutos e retire.

Para o linguado:
1 k de filé de linguado
2 dentes de alho
1 limão
Sal e Pimenta do reino
azeite

Preparo:
Tempere os filés com o alho bem picado, o suco do limão, sal e pimenta. Deixe descansar por 20 min. Leve uma frigideira antiaderente para aquecer. Acrescente um pouco de azeite, suficiente para não colar, e grelhe os filés.

Para o molho:
100g de manteiga
Azeite
1xic. de champignon fatiado
½ xic. de alcaparras
Suco de ½ limão
Preparo:
Leve uma frigideira antiaderente para aquecer. Acrescente um pouco de azeite e a manteiga. Quando a mateiga estiver toda derretida, mas sem queimar, acrescente as alcaparras e o champignon. Depois o suco do limão e uma pitada de pimenta do reino. Prove e corrija o sal.

Para servir coloque a batata rosti no fundo do prato, o filé grelhado por cima e depois o molho. Rale um pouco de casa de limão siciliano pra perfumar. salpique salsa picada para enfeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário