domingo, 8 de agosto de 2010

CAMARÕES GRELHADOS COM COUSCOUS, COCO E CASTANHA DO CAJÚ


Couscous Marroquino! Quem prova dificilmente não gosta e quem nunca provou, com certeza vai amar. Couscous é uma delícia, combina com carne, com peixe, com frango e até mesmo sozinho é um prato maravilhoso.
O couscous é um prato originário do Maghreb, região do norte da África. Seja no centro de um prato de vegetais, acompanhando proteínas ou com vegetais (taboulet) o couscous consiste em um preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, mas também pode ser à base de farinha ou polvilho, de milho ou mandioca como o cuzcuz comum no cardápio nordestino. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor. Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume do sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-de-charque, como é a preferência no nordeste. Além do Brasil, o cuscuz também é consumido em outros países da América Latina. A grafia francesa couscous, é frequentemente usada para todas as variações deste prato em livros de culinária europeus. Em Cabo Verde, por exemplo, o cuscuz é um bolo tradicional, feito com farinha de milho, e cozido a vapor num recipiente de barro especial (binde), análogo a uma cuscuzeira brasileira. Leva pouco açúcar e é normalmente comido quente, às fatias, com manteiga.
Nosso prato ai em cima é com o couscous marroquino, aquele feito de sêmola, que é levinho e gostoso.

CAMARÕES GRELHADOS COM COUSCOUS, COCO E CASTANHA DO CAJÚ

Ingredientes
1 kg de camarões VG
250 gr de couscous marroquino
200 gr de castanha do cajú
200 gr de coco ralado grosso
250 ml de leite de coco
1 cebola
3 dentes de alho
1 limão
Sal e pimenta do reino
Azeite extra virgem

Preparo
Limpe os camarões deixando o rabo. Tempere com limão, pimenta, 2 dentes de alho picados e deixe descansar por uns 20 minutos. Em uma panela coloque um pouco de azeite e leve ao fogo, quando estiver quente, coloque o alho e a cebola bem picados. Refogue. Deixe a cebola muchar e coloque o coco ralado. Refogue por alguns minutos. Acrescente depois o leite de coco e quando estiver fervendo vá misturando aos poucos o couscous, mexendo sempre para soltar e não ficar grudento. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e deixe abafado por alguns minutos para que o couscous absorva todo o líquido. Enquanto isso, em uma frigideira grande, coloque um fio de azeite e deixe aquecer. Tempere os camarões com sal e coloque na frigideira. Deixe fritar por 2 minutos de cada lado. reserve.
Em um prato grande coloque um aro no centro do prato e preencha com o couscous, pressionando um pouco. Retire o aro, coloque os camarões em volta e as castanhas por cima do couscous. Decore com lascas de coco frito, fios de couve e azeite.

Um comentário:

  1. Espera um pouco... vou ali pegar um babador e volto pra fazer o comentário...

    ResponderExcluir