terça-feira, 20 de julho de 2010

SOPA DE COGUMELOS (E RECEITA DE CALDO DE FRANGO)


Existe algum fungo mais gostoso do que os cogumelos? Essas espécies bonitinhas são uma delícia como prato principal ou como acompanhamento - não importa - eles têm lugar cativo na nossa cozinha! Sejam em sopas, assados ao estilo japonês ou como acompanhamento de algum prato, nosso amigo cogumelo tem seu valor. Estas estruturas bastante curiosas e misteriosas, porque surgem, normalmente, após grandes chuvas e quando a temperatura é favorável, e desaparecem rapidamente, podem ser comestíveis ou não. Alguns são capazes de matar. Por isso não se arrisque a pega-los na natureza, o melhor é comprar mesmo no supermercado. Atualmente já é possível comprar uma variedade considerável dessas delícias. No Brasil são produzidas as espécies Shitake, Paris, Porcini, Hiratake, Pleurotus, Shimeji, Agaricus Blazei, Cardoncello e o Crimini.

Nossa receita usa dois tipos de cogumelos, o Paris e o Shitake. Aproveitando essa receita, vamos dar também a receita de caldo de frango caseiro. Voce pode substituir o caldo de frango caseiro pelos tabletes comprados prontos no mercado se desejar. A receita de caldo de carne voce encontra aqui nesse site.
Aproveite as carcaças de frango para fazer essa receite.

SOPA DE COGUMELOS

Ingredientes
1 cebola
2 dentes de alho
1 bandeja de cogumelos tipo Paris
1 bandeja de cogumelos tipo Shitake
5 ramos de tomilho
1 cálice de conhaque
500 ml de creme de leite fresco
300 ml de caldo de frango
Sal e Pimenta do reino
Azeite
50 gr de manteiga

Modo de Preparo
Bata no liquidificador a cebola e o alho com um pouco de azeite. Coloque em uma panela pré-aquecida e jogue a manteiga. Fatie os Shitakes em tiras e refogue junto com a cebola e o alho. Quando começar a dourar coloque o conhaque e flambe. Adicione o tomilho. Bata no liquidificador o creme de leite e o cogumelo Paris. Coloque a pasta de cogumelos Paris na panela do Shitake e deixe por alguns minutos. Pegue o caldo de frango e bata no liquidificador para retirar o resto de pasta que fica aderida nas laterais do copo e coloque na panela. Tempere com pimenta do reino e corrija o sal. Deixe por cerca de mais 10 minutos e sirva acompanhada com torradas.

OBS.: A quantidade de caldo pode variar conforme a consistência desejada para a sopa.




CALDO DE FRANGO





Ingredientes
1 carcaça de frango
1 cebola
1 cenoura
1 talo de aipo
1 alho poró
10 grãos de pimenta do reino
2 cravos
Alecrim
Tomilho
louro
1 pimenta de cheiro ou dedo de moça
2 litros de água

Modo de Preparo
Colocar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo por cerca de 2 horas para que o volume reduza até a metade. Quando o caldo estiver reduzido, coe e leve a geladeira. Isso fará com que a gordura endureça na superfície do caldo e voce possa retirar com uma colher. Retire toda a gordura e guarde o caldo em recipientes no congelador para serem usados quando necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário