quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ravióli de Músculo



Essa epoca de inverno pede uma massa e nada melhor que uma massa caseira, leve e fresquinha! As vezes da trabalho mas sempre é recompensador.
Por isso antes de começar a receita do ravióli, voce terá que fazer o caldo de carne - isso se desejar seguir a nossa receita com o recheio de músculo. É ótimo, voce não irá se arrepender ainda ficará com o caldo de carne que poderá ser utilizado em outras receitas como, por exemplo, um risoto milanês - que darei a receita qualquer dia desses. Bom Apetite!

Ravióli de Músculo
Ingredientes
Para a Massa:
100g de farinha de trigo
01 ovo
Um fio de azeite
Recheio:
Músculo desfiado (Pedaço de músculo usado no preparo do caldo de carne – receita abaixo)
Um dente de alho amassado
Cenoura picada em cubinhos
Meia cebola picadinha
50 g de queijo parmesão ralado
Uma pitada de pimenta do reino a gosto
01 ovo
02 colheres de sopa de farinha de rosca
Molho de Tomate:
Um vidro de passata de pomodoro
Um talo de aipo
Uma cebola picada
03 dentes de alho
Um ramo de manjericão
Uma pitada de orégano
Uma colher de chá de açúcar
Uma pitada de pimenta do reino
Uma pitada de pimenta calabresa

Modo de Preparo
Como já disse, este recheio do ravióli é feito com músculo utilizado para fazer caldo de carne. Depois de feito o caldo (receita abaixo) você retira o músculo e as cenouras, desfia a carne retirando toda gordura e nervos e reserva.
O primeiro passo é fazer o molho de tomate, para isso coloque em uma panela o azeite, o alho picadinho e a cebola, refogue por alguns minutos. Não deixe o alho e a cebola queimarem, pois isso irá provocar um gosto amargo no molho. Adicione a passata e mexa bem, acrescente o açúcar e os demais ingredientes. Deixe no fogo por cerca de trinta minutos até que o molho sofra uma redução e fique espesso. Reserve.
Para fazer o recheio, pegue todos os ingredientes e misture bem em uma tigela, corrija o sal e reserve.
Para a massa: Em uma bacia coloque a farinha de trigo peneirada. Faça um buraco no meio da farinha e coloque o ovo e um fio de azeite. Com um garfo vá misturando tudo até ficar grosso, a partir deste ponto passe a misturar a massa com a mão até ela ficar bem homogênea e lisa. Pegue a máquina de maçarão para abrir a massa. Abra em lâminas e corte pequenos discos ou retângulos para rechear e fazer os raviólis. Voce pode utilizar aros de metal ou até mesmo o fundo de um pratinho para cortar a massa. Pegue um retângulo de massa e passe água nas bordas para que elas não se soltem quando forem cozidas. Coloque um pouco do recheio, coloque outro retângulo por cima e pressione as extremidades com um garfo.
Coloques raviólis em água fervendo com sal por cerca de cinco minutos. Retire, cubra com o molho e sirva com parmesão ralado por cima.
OBS:
A massa do macarrão é muito influenciada pela qualidade da farinha e pelo tamanho do ovo. Normalmente usamos a relação para se fazer massa de macarrão de 100g de farinha de trigo para 50 ml de líquido (um ovo). Atualmente o tamanho dos ovos é bem variado e não possuem sempre o mesmo tamanho. A farinha muda de uma marca para a outra. Para acertar essas diferenças, nós devemos corrigir a massa colocando mais líquido quando estiver muito seca ou mais farinha quando estiver muito mole (úmido).


Caldo de Carne

Ingredientes
01 cenoura
01 cebola
Três dentes de alho
Um talo de aipo
300g de músculo
Um buque Garni
Dois cravos
10 pimentas do reino em grão
1 litro de água

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe em fogo baixo por cerca de 1h a 01h30min. Coe e reserve o caldo.

Dica: Este caldo pode ser guardado no congelador em cubinhos feitos na forma de gelo e serem utilizados conforme a sua necessidade do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário