terça-feira, 20 de julho de 2010

MENDOZA


Mendoza é uma cidade que esta no meio de uma região desértica na encosta dos Andes (pré-cordilheira) muito seca, por isso, a cidade é bem arborizada e tem muitas praças com jardins que valem a pena ser visitados. Mas cuidado! Os jardins possuem irrigação automática e do nada pode surgir aspersores do meio do jardim e começar a jogar água para todos os lados - inclusive em cima de voce.



A cidade possui vários hotéis e os habitantes são muito simpáticos. Com um traçado bem geométrico é muito fácil andar por Mendoza.


Um passeio que vale a pena ser feito é a visita ao parque San Martim. A entrada do parque possui um portão lindo, de ferro, e caminhando por dentro dele, voce encontra várias obras de arte e monumentos.



Ficamos hospedados no Hotel Argentina, que é bem central - fica na Plaza Independencia - e possui preços bem em conta.




Além de ser o centro de produção de vinhos da Argentina, com várias vinícolas, Mendoza é um grande pólo gastronômico com muitos restaurantes e Clubes Gourmet.



Se voce é um apreciador de vinhos e deseja visitar as vinícolas locais - vale a pena! - uma boa dica é entrar em contato com um guia local, pois geralmente os pacotes do Brasil não incluem os lugares mais bacanas de se conhecer, assim como alguns restaurantes locais que também valem a pena ser conhecidos. Alguns desses lugares, as vinícolas e os restaurante,


Uma boa dica é você entrar em contato com um guia local para agendar as visitas e reservas em vinícolas e restaurantes, já que alguns ficam longe e ele pode planejar para você ter um melhor rendimento do seu dia.


Nossa guia foi a Maria José Machado (machado@lanet.com.ar). Ela é argentina e filha de pai brasileiro, formada em turismo. Conhece como ninguém o circuito enogastrônomico de Mendoza, dando boas dicas de lugares que não são muito batidos.




(Azeitonas do Sítio Armacém del Sur)

Fomos almoçar no Armacém del Sur, que fica a uns 12 km do centro de Mendoza. O lugar é lindo e fica dentro de um sítio onde são plantados legumes, frutas, oliveiras, dentre outros.
Todas essas coisas são usadas para a fabricação própria de patês, geléias e conservas vendidas no local. Todos os produtos também são utilizados nos pratos servidos no restaurante.



Pedimos um menu degustação composto de 5 pratos:
10. prato: Um mix de pastas (alho, abobrinha, azeitona e tomate seco) acompanhada de pães e bolachas feitas no local. Muito bom!
2o. prato: Sopa de ervilhas com uva marinada na grappa e espuma de queijo parmesão. Delícia!
3o. prato: Beterrabas bem pequenas cozidas com queijo de cabra e molho de aceto balsâmico reduzido com mel. Ótimo!
4o. prato: Lombo de porco - a parte do lombo que fica perto do pescoço e que foi cozida por 3 horas - com molho de vinho e acompanhada de purê de cenouras com laranjas e gengibre e salada de aipo.
Para quem não é muito fã de carne de porco era oferecida a opção de ravióli de abóbora com amêndoas e molho de ervas. Mas e o porco hein depois de 3hs no forno??!!! Maravilhoso!!
5o. prato: sobremesa - Pêra cozida recheada com trufa de chocolate, sorvete de baunilha com crocante de caramelo e biscoito de chocolate. Preciso falar mais alguma coisa??!

Para acompanhar todas essas delícias, tomamos o vinho ALTO da vinícola Alta Vista, um malbec. O vinho de sobremesa foi um Ruttini colheita tardia, parecido com o Salterne.

Foi um verdadeiro banquete!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário