quinta-feira, 29 de julho de 2010

MENDOZA - VINÍCOLA ACHAVAL FERRER


VINÍCOLA ACHAVAL FERRER

Voltando a nossa viagem a Mendoza, que eu aqui nesse blog já fiz duas postagens (1 e 2), complemento hoje com mais uma vinícola. Como são muitas e o texto ficaria muito grande para ser postado tudo de uma única vez, estou colocando aos poucos sobre cada uma delas. Hoje falaremos sobre a Achaval Ferrer (www.achaval-ferrer.com ) que é uma vinícola pequena mas muito bonita as margens do rio Mendoza, localizada no distrito de Perdiel de Luján de Cuyo, a 24 km ao sul da cidade de Mendoza. Essa vinícula fica a 950 metros de altitude, com vinhas de Malbec, Merlot e Shiraz, plantadas em 1910. Além desse vinhedo que visitamos, eles possuem mais três fazendas, todas com ótimos vinhos, todos Premium (Quimera, Bella Vista, Altamira, Mirador e Diamante). O nome dos vinhos está relacionado com a fazenda (vinhedo) onde é produzido.



Fizemos uma degustação dos vinhos ali produzidos e são muito bons e de qualidade. Eles dão um grande valor ao terroir. Meu interesse era pelo Bella Vista, que é produzido nos vinhedos onde esta a vinícola e por estar muito perto da pré-cordilheira, não produz sempre (frio+geada), este ano, como no ano anterior, não houve produção, logo, não havia nenhuma garrafa para prova nem para venda.


Depois de muito choro, consegui com o enólogo da vinícola uma pequena prova de uma amostra que estava nos tanques e que seria passada para os barris. Realmente o vinho é muito bom, o que só aumentou meu desespero por não poder trazer se quer uma única garrafa. Esta é uma das vantagens de fazer visitas mais personalizadas, tendo o contato direto com o enólogo em vinícolas menores. Quando se visita em grupos, geralmente, a atenção dos enólogos é divida pelas várias pessoas que compõem o grupo, visitas personalizadas permitem que você tenha uma atenção diferenciada.
Compramos os vinhos Quimera, que é um blend feito de Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, produzido em três vinhedos diferentes. Um vinho muito elegante. Compramos também um Finca Altemira, feito somente de Malbec em La Consulta, Valle de Uco, que na ausência do Bella Vista era melhor.


2 comentários:

  1. Que bacana! Vamos para Buenos Aires em outubro, não vai dar para emendar Mendoza, mas está nos nossos planos futuros!

    Abs,

    Karen

    ResponderExcluir
  2. Karen,
    Que bom que gostou do nosso blog. Obrigada.

    ResponderExcluir