terça-feira, 6 de julho de 2010

BOCAINA




Rumo a Serra da Bocaina

A Serra da Bocaina localiza-se na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, acho que esteja praticamente no meio do caminho entre as duas cidades. A região possui vários hotéis e pousadas mas se voce gosta mesmo de mato, natureza e tranqüilidade, o lugar mais bacana de se conhecer é o alto da Serra da Bocaina (campos da Bocaina), na região ao redor do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Já havíamos visitado um hotel na região mas ele ficava perto da represa, próximo a São Jose do Barreiro (Porto Bocaina). O local é muito bonito, quente, com varias fazendas da época do café para serem visitadas mas nem de longe se compara ao que voce pode conhecer se subir a serra em direção a entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina a 1700 metros de altitude.
A região ao redor do parque abriga poucas pousadas, acredito que apenas 3 ou 4 e pelo que nos foi informado possui menos de 30 habitantes. É natureza pura. O ar é lindíssimo e o silencio é incrível. O acesso não é dos mais fáceis pois a estrada requer que seu carro seja alto pois são 26 km de estrada de terra ate chegar ao local das pousadas. Comparando, para quem conhece a estrada que leva a Visconde de Mauá, a Serra oposta a Bocaina, posso dizer que a subida da Bocaina é um pouco pior.
Alguns pedaços da estrada são bem chatos, com muitas pedras pelo caminho e bem estreita, onde so passa um carro – mais isso voce não precisa se preocupar porque em todo o nosso trajeto, que levou quase duas horas de subida, não cruzamos com nenhum carro.
Em uma busca pela internet chegamos a duas pousadas: a Ventos da Bocaina – que parece ter uma vista linda mas estava lotada, e a Campos da Bocaina – que ficamos hospedados. Quando liguei para fazer a reserva a proprietária perguntou apenas se meu carro era alto. Disse que sim, íamos em uma pajero TR4 e ela não fez mais nenhum comentário. (Hummm!!) Não encare o trajeto se voce tiver um carro de passeio que realmente não seja alto. Se durante os dias antecedentes a sua viagem tiver chovido, acho que sera necessário um carro com tração (4x4) pois algumas partes da estrada, com subida íngreme serão bem chatinhos de se passar e seu carro pode atolar. Nesse ponto acho que a proprietária poderia ter me avisado com um pouco mais de informações pois, como disse, a estrada tem pedaços ruins. Tirando a questão da manutenção e estado geral da estrada, o resto é muito lindo. O caminho tem muitos pássaros, uma vegetação que as vezes fica intensa e em outras um pouco mais aberta e quando se chega perto do final do trajeto voce pode ver uma das vistas mais bonitas da região. É possível ver todas os lagos da represa do Funil, ver as montanhas da região de Itatiaia, Visconde de Mauá, a cidade de Resende, etc... é muito mas muito bonito. Só essa vista já vale a viagem.
Tivemos alguma dificuldade para achar a pousada porque não existem sinalizações – não entendi bem o motivo mas parece que o pessoal tem economia de palavras e informações na região. Na saída da cidade de São José do Barreiro e começo da estrada de terra não existem placas sobre as pousadas, muito menos indicação de quilometragem. Depois de percorrer 11 quilômetros voce encontra uma placa da Pousada Campos da Bocaina informando que faltam 15 km para chegar ao local. Essa é a única placa em todo o trajeto!! Voce percorre os 26 km sem nenhuma outra informação, por sorte a estrada não tem quase nenhuma bifurcação ate que se chegue ao ponto mais alto onde estão localizadas as residências das poucas pessoas que conhecem, e habitam o lugar. A proprietária também tinha me avisado que a pousada dela era um pouco depois da pousada Ventos da Bocaina, so que em determinado momento, existe um bifurcação na estrada com a placa da Pousada ventos da Bocaina. Entramos nessa estrada e nos perdemos. Em uma região de mais de 140 mil hectares com menos de 30 habitantes, não preciso dizer que não tinha ninguém para dar informação. Nem mesmo na Pousada Ventos da Bocaina. Nossa sorte que a estrada parecia terminar em uma propriedade particular então voltamos para a estrada principal e depois de mais alguns quilômetros avistamos a placa de nossa Pousada.
Dicas: Va com um carro realmente alto, preferencialmente com tração. Se for ficar na Pousada Campos da Bocaina, siga sempre pela estrada principal que leva a entrada do Parque Nacional da Bocaina (que também não tem placas)(mantenha sempre à esquerda). A Pousada fica 3km antes da entrada do parque.
As coordenadas da Pousada são: S-22.4218000° -
O-44.3811001° (WWW.pousadacamposdabocaina.com.br ) A pousada fica em um terreno com um vista muito bonita para a Serra, da estrada é possível visualizar a sede. Ela possui 3 suites na casa principal, tres externas e dois chalés. As suítes da casa principal, sede, são ótimas, espaçosas e o único incoveniente é que voce esta na sede mas como o lugar é pequeno e muito silencioso isso não é realmente um problema. As suítes externas são muito bonitinhas mas muito pequenas também – não entendi porque com tanta área livre economizaram tanto nos quartos.Em contrapartida os dois chalés são bem amplos e espaçosos. Vale a pena ficar em um deles. O lugar faz bastante frio e é bom levar agasalhos pesados. Os quartos internos não possuem lareira ou salamandra mas na noite que passamos não sentimos nenhum frio. A diária inclui pensão completa – não existem restaurantes ou qualquer tipo de comercio na região.
Para quem gosta de caminhar o lugar é ideal. Perto da Pousada, dentro de uma antiga fazenda tem uma cachoeira muito bonita, lajeado. A entrada fica na estrada principal a poucos metros da entrada da estrada da Pousada, exatamente na segunda porteira a esquerda depois que voce passar da escola municipal. Tem uma placa de propriedade particular mas o acesso, a pe, é permitido. A propriedade não possui nenhuma construção mas o terreno é muito bonito e no passado parece já ter abrigado uma residência. Como fomos no inverno, e já era tarde quando resolvemos caminhar ate o lajeado, foi impossível experimentar a água.
Outro passeio que é recomendado é a visita ao Parque Nacional da Serra da Bocaina que abriga varias cachoeiras. A mais perto e de mais fácil acesso é a Cachoeira do Isidro uma das Cachoeiras mais bonitas que eu já conheci.
Ela fica localizada a 3km da entrada do parque, onde o visitante tem que deixar o carro. O trajeto é fácil através da estrada principal do parque e não tem como errar. Vale a pena conhecer pelo menos essa cachoeira.
A entrada do parque marca também o início do trecho final da Trilha do Ouro, com uma extensão de aproximadamente 73 quilômetros, e que termina na praia de Mambucaba, em Angra dos Reis. Existem vários passeios dentro do parque que não tivemos a oportunidade de conhecer devido ao pouco tempo que passamos no lugar mas definitivamente é um lugar para se voltar e conhecer melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário